O falecimento da sua mãe faz com que Catarina e o seu próprio pai se encontrem num lugar emocional diferente daquele que a maioria dos pais e filhas conhecem. Um dos mais aclamados filmes portugueses dos últimos anos, A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, chega aos Canais TVCine dia 11 de abril, sexta-feira, às 21h15, em estreia no TVCine Edition e no TVCine+.
Diz-nos a sinopse oficial: “Beatriz e Henrique casaram no dia em que ela fez 21 anos. Henrique, oficial de marinha, passava largas temporadas no mar. Em terra, Beatriz, que aprendeu tudo com a verticalidade das plantas, cuidou das raízes dos 6 filhos. O filho mais velho, Jacinto, é meu pai e sonhava poder um dia ser pássaro. Um dia, subitamente, Beatriz morre. A minha mãe não morreu subitamente, mas morreu quando eu tinha 17 anos. Nesse dia, eu e o meu pai encontramo-nos na perda da mãe e a nossa relação deixou de ser só a de pai e filha.”
Um filme de rara beleza e sensibilidade, entre o documentário e a ficção, A Metamorfose dos Pássaros conquistou mais de duas dezenas de prémios nacionais e internacionais, entre os quais o Prémio da Crítica Internacional no Festival de Berlim. Uma história, regressando às palavras de Catarina Vasconcelos, “sobre a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães.
As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade”.
A Metamorfose dos Pássaros, a não perder pela primeira vez nos Canais TVCine dia 11 de abril, às 21h15, no TVCine Edition e no TVCine+.
A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS
11 de abril | 21h15 TVCine Edition