As galinhas mais adoráveis do planeta estão de volta! O incontornável e o audacioso «A Fuga das Galinhas» (2000) mudou o mundo com a animação stop-motion com as maravilhas em barro num delicioso «A Grande Evasão» (1963) com galinhas….
Em “Estamos Fritas” as galinhas conseguiram escapar e alcançaram o seu happy ending ao refugiarem-se numa ilha paradisíaca e longe dos olhares dos humanos. Tudo se altera quando a filha de Ginger (Thandiwe Newton), a galinha libertária e heroína do primeiro filme, se mete em apuros. Ginger reúne o seu gang para resgatar a filha Molly (voz de Bella Ramsey) atraída pelo falso glamour da fun-land, uma espécie de Barbie Land para galinhas endrominadas. O filme é uma espécie de Missão Impossível para entrar numa fortaleza inexpugnável digna do Dr. Evil. Neste caso com patos explosivos e guardas humanos numa operação liderada por uma antagonista do passado, a infame Mrs Tweedy (voz de Miranda Richardson), a dona da quinta de onde as nossas heroínas escaparam nos anos 1950. Ela concebeu mais um plano diabólico para se livrar das galinhas com novos métodos de processamento alimentar nos anos 1960.
«A Fuga das Galinhas: Estamos Fritas» é mais complexo, em termos narrativos e visuais, do que o filme original e cumpre a missão com muita criatividade e humor, que é apanágio da Aardman. É um regresso em 2023 a um universo muito amado entre os espectadores de todas as idades, com a directiva de nos divertir em mais uma grande aventura.
Título original: Chicken Run: Dawn of the Nugget Realização: Sam Fell Elenco: Thandiwe Newton, Zachary Levi, Bella Ramsey Duração: 101 min. Reino Unido/França/EUA, 2023
[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº101, Inverno 2023]
https://www.youtube.com/watch?v=icfv_T5pkdI