Nina Bunjevac aceitou o desafio de criar uma narrativa em imagens sem palavras e o resultado é A Reparação, quinto volume da colecção 25 Imagens, editado pela Levoir e o Público, saiu em banca a 8 de Agosto.
Nina Bunjevac nasceu no Canadá, mas cresceu na antiga Jugoslávia onde iniciou a sua formação artística. Quando eclodiram os primeiros conflitos, no início dos anos 90, regressou ao Canadá e prosseguiu os seus estudos: primeiro no conceituado Art Centre of Central Technical School de Toronto, depois na OCAD, a instituição de ensino superior mais antiga do Canadá na área da arte e do design.
Em França, Nina Bunjevac está em exposição na Galerie Martel, em Paris. Mas os seus trabalhos foram publicados em todo o mundo. Em 2013, foi publicado o seu primeiro livro, Heartless, que reúne sete contos sombrios e mordazes. Em 2015, o seu segundo livro, Fatherland, recebeu elogios da crítica internacional – o New York Times colocou-o na sua lista dos melhores títulos. Em 2018, com Bezimena, recebeu em França o prémio Artemísia e, no Canadá, foi premiada com os prestigiosos prémios Doug-Wright e Joe-Shuster.
Nina Bunjevac apresenta-nos um álbum muito pessoal sobre uma ferida da infância. Mergulhando nas suas memórias, relata com os seus desenhos a violência vinda da sua mãe.
«Mergulhei o meu coração e a minha alma neste projeto, que é a história mais pessoal que já contei.»
Já editados: A Floresta de Thomas Ott, Margueritte de Joe Pinelli, Ter 20 Anos em 1871 de Jacques Tardi e Rumo ao Sul de Landis Blair.
Características: Preço vol. 5 – 13,90€ Nº páginas – 32 Capa dura P/B Formato – 190 X 265mm