Editado pelos Caminhos do Cinema Português, Luis Miguel Cintra: Comentários a uma Filmografia é lançado no dia 12 de junho (quinta-feira), pelas 19h, no Cinema Trindade, no Porto. O livro reúne reflexões inéditas do ator sobre os mais de 100 filmes em que participou, oferecendo um testemunho raro e profundamente pessoal sobre o cinema português e internacional entre 1970 e 2022.

Publicada no contexto da atribuição do Prémio Ethos do XXX Festival Caminhos do Cinema Português, em reconhecimento à contribuição excecional de Luis Miguel Cintra para a área, a obra percorre colaborações com cineastas como Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Pedro Costa, Paulo Rocha, Jorge Silva Melo e Christine Laurent.

Escrito na primeira pessoa e com total liberdade de tom, o lançamento aproxima-se de um diário de bordo de décadas de trabalho em cinema, expondo memórias de rodagem, afinidades estéticas, dúvidas, tensões e gestos de entrega à arte de interpretar. “Não cheguei a conhecer verdadeiramente ninguém tal era a desordem das filmagens com pouco dinheiro. (…) Era um filme digno de intriga homossexual e infelizmente isso era ainda o que alimentava o interesse de toda a gente com valor que trabalhou no filme”, lê-se num relato do ator em Luis Miguel Cintra: Comentários a uma Filmografia.

Imagens de arquivo são destaque na publicação especial, que convida à redescoberta de obras marcantes da cinematografia portuguesa, como Non ou a Vã Glória de Mandar (1990), O Sangue (1989), Os Canibais (1988) ou Vale Abraão (1993). A realizadora Sofia Marques também contribui para a edição com um testemunho emocionante sobre a relação profissional e pessoal com Luis Miguel Cintra, no qual sublinha a produção do documentário Ilusão (2014) e a experiência de trabalhar no Teatro da Cornucópia.

Essencial para compreender meio século de cinema português através da carreira de um dos seus protagonistas mais importantes, Luis Miguel Cintra: Comentários a uma Filmografia já se encontra em pré-venda e estará disponível no local do lançamento pelo preço de 15 €.

No dia 14 de junho, pelas 19h, o Cinema Trindade acolhe a apresentação do livro, a qual é seguida da exibição de Uma Pedra no Bolso (1988), primeiro filme de Joaquim Pinto, que conta com a participação de Luis Miguel Cintra — uma escolha pessoal do ator para assinalar a ocasião.

ARTIGOS RELACIONADOS
Quatro sessões especiais celebram produções portuguesas na Casa do Cinema de Coimbra

Na semana de 9 a 15 de outubro, a programação da Casa do Cinema de Coimbra apresenta quatro sessões especiais Ler +

Coro – Edgar Ferreira em entrevista – estreia TVCine

«Coro», dirigido por Edgar Ferreira, celebra os 60 anos do coro Gulbenkian, a singularidade de um coro de renome internacional Ler +

Sombras – trailer

Estreia no próximo dia 9 de outubro, nas salas de cinema de todo o país, o novo filme de Jorge Ler +

A Pianista

Após perder tragicamente o marido, Ana (Teresa Tavares), uma ex-pianista, isola-se com o filho numa herdade alentejana. Enfrentando a solidão Ler +

Filme sobre Natália Correia traz realizadora e atores à Casa do Cinema de Coimbra

«A Mulher Que Morreu de Pé», documentário ficcionado sobre a escritora açoriana Natália Correia, é apresentado pela realizadora Rosa Coutinho Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.