O KULTURfest 2025, Festival de Culturas de Expressão Alemã, que este ano arranca no Porto (27 a 30 de Abril) seguindo depois para Lisboa (21 a 25 de Maio), e para outras cidades portuguesas.
O filme «Dois por um», da realizadora Natja Brunckhorst (atriz de Christiane F) será exibido no âmbito do dia de abertura oficial do festival, na segunda, 28 de Abril, às 21h, na Casa Comum da Universidade do Porto. O filme conta com Sandra Hüller (Anatomia de uma Queda), Max Riemelt e Ronald Zehrfeld nos papéis principais. Em maio o filme será também exibido em Lisboa.

Programação
Segunda, 28 de abril, às 21h
Casa Comum – Universidade do Porto
DOIS POR UM
Realização: Natja Brunckhorst | Elenco: Sandra Hüller, Peter Kurth e Ronald Zehrfeld | País: Alemanha | Ano: 2024 | Duração: 115 min | Legendas: PT (BR) | Classificação etária: 12 | Género: Comédia
Dois por um é uma comédia de verão sobre amor, amizade, dinheiro e justiça – e um tributo a uma época em que, de repente, tudo parecia possível.
Verão de 1990: os amigos de infância Maren, Robert e Volker encontram inesperadamente milhões de marcos desaparecidos da antiga RDA. O plano: pegar no dinheiro e começar uma nova vida. Mas o que começa como uma aventura rapidamente se transforma num jogo arriscado – cheio de dilemas morais, reviravoltas inesperadas e decisões difíceis. Realizado por Natja Brunckhorst, a atriz principal do filme Os filhos da droga e argumentista premiada (Alles in bester Ordnung). Nos papéis principais estão Sandra Hüller (Anatomia de uma Queda), Max Riemelt e Ronald Zehrfeld.

Terça, 29 de abril, 15h, 18h e 21h
Casa Comum – Universidade do Porto
15h
SHAHID
Realização: Narges Kalhor | Elenco: Baharak Abdolifard, Nima Nazarinia, Carine Huber | País: Alemanha | Ano: 2024 | Duração: 79 min | Legendas: PT | FSK: 12
A realizadora iraniana Narges Kalhor quer que “Shahid” – um nome que herdou do seu bisavô e que significa “mártir” – seja retirado do seu apelido. Contrata uma atriz para reconstituir este processo no filme, mas encontra obstáculos a cada passo: o fantasma do bisavô assombra-a, a burocracia alemã revela-se intransponível e os atores revoltam-se. Shahid é um filme que se situa entre a realidade e a ficção, o teatro e o musical. Altamente político e extremamente pessoal, questiona ideologias radicais – sem se levar demasiado a sério. Uma comédia política empolgante e fora do comum.
Após o filme, haverá uma mesa redonda com a leitora do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Académico) Katharina Baab, a comunidade estudantil e todas as pessoas presentes sobre o tema integração, identidade e pátria.

18h
AS INSUBMISSAS 2 – BOM DIA, LINDAS!
Realização: Torsten Körner | Elenco: Amrei Bauer, Kerstin Bienert, Anke Feuchtenberger | País: Alemanha | Ano: 2024 | Duração: 99 min | Legendas: PT (BR) | FSK: 6 | Género: Documentário
O filme As insubmissas 2 – Bom dia, lindas! centra-se nas histórias de mulheres que lutaram incansavelmente pelos direitos das mulheres na política e no país, desde o período pós-guerra até aos dias de hoje. Mostra mulheres pioneiras na República Federal da Alemanha, mas também na Alemanha de Leste, que lutaram contra um mundo masculino obcecado pelo sucesso e pelo poder,de forma a conquistarem um lugar na democracia. O documentário revela as suas lutas e êxitos, que acabaram por abrir caminho a Angela Merkel, a primeira mulher Chanceler da República Federal da Alemanha.

21h
SOLO SUNNY
Realização: Konrad Wolf | Elenco: Renate Krößner, Alexander Lang, Heide Kipp | País: RDA | Ano: 1980 | Duração: 104 min | Legendas: PT | FSK: 16 | Género: Drama
Em Solo Sunny, o desejo de uma vida autodeterminada bate contra os limites de uma sociedade inflexível. A cantora pop Sunny faz digressões pelas províncias da RDA com a sua banda, sonha com uma carreira a solo e procura a felicidade. Mas entre relações falhadas, desilusões e expectativas sociais, só tem uma escolha: seguir o seu próprio caminho, contra todas as probabilidades. Lançado em 1980, o filme de Konrad Wolf e Wolfgang Kohlhaase é considerado um marco no cinema da Alemanha de Leste. Solo Sunny tornou-se o maior sucesso de Wolf e um clássico da DEFA. Com uma autenticidade crua, uma personagem feminina forte e um retrato invulgarmente direto dos desejos individuais para os padrões da RDA, tornou-se um favorito do público. Renate Krössner recebeu o Urso de Prata na Berlinale de 1980 pela sua impressionante interpretação desta forasteira obstinada. O filme capta o ambiente do final da RDA – uma época de rebelião silenciosa em que a liberdade pessoal e os limites sociais inevitavelmente chocavam.

Quarta, 30 de abril, às 20h
Cinema Passos Manuel
VENI, VIDI, VICI
Realização: Daniel Hoesl e Julia Niemann | Elenco: Laurence Rupp, Ursina Lardi, Olivia Goschler uvm. | País: Áustria | Ano: 2024 | Duração: 86 min | Legendas: PT | Classificação etária: 16
A família Maynard leva uma vida de luxo e prestígio. Enquanto Viktoria finge ser uma advogada dedicada à justiça, o seu marido Amon, um investidor influente, dedica-se aos grandes projetos financeiros. Para compensar esta vida privilegiada, Amon dedica-se à caça – mas as suas presas não são animais. Veni Vidi Vici é uma sátira política ácida sobre o poder absoluto dos super-ricos, aos estilo de Triângulo da Tristeza. Os realizadores Daniel Hoesl e Julia Niemann brincam com o fascínio pelo proibido e lançam um olhar crítico sobre o poder, a moral e uma sociedade abastada, onde justiça e injustiça muitas vezes dependem do estatuto social.
O filme teve a sua estreia mundial na competição de Melhor Filme Estrangeiro do Sundance Film Festival 2024.
O KULTURfest 2025 – Festival de Culturas de Expressão Alemã é organizado pelo Goethe-Institut Portugal, em colaboração com as embaixadas da Alemanha, da Áustria, da Suíça e do Luxemburgo, e da Universidade do Porto. Conta com o patrocínio da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, do LIDL e do Turismo da Alemanha.

