Já são conhecidos os vencedores do Prémio PrimeirOlhar, uma das secções competitivas dos ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana, que começaram no passado dia 5 de maio e terminam esta quarta-feira, 14.

“PIRACEMA – uma carta de amor ao Teatro”, de Dani Duarte, aluna do Curso Técnico em Direção Cinematográfica da Academia Internacional de Cinema AIC de São Paulo, Brasil, venceu o Prémio PrimeirOlhar Oficial. O jovem levará para casa 1500 euros. O júri deste galardão foi constituído por Inês Rebanda Coelho, Suso Novás Andrade e Valter Vinagre.

Já o júri do Prémio PrimeirOlhar / Cineclubes 2025 (1000€), composto por Fernando Mosquera, Maria de Lurdes Martins e Miguel Blanco Hortas, decidiu premiar a curta-metragem “The Closing of a Refinary”, de Vasco Monteiro, aluno do Curso de Fotografia e Cinema Documental do IPP- ESMAD.

“Severin” de Gonçalo Cabral e Ana Melo, alunos da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, arrecadou o Prémio PrimeirOlhar / Graça Lobo 2025 (com um valor de 500 euros). O júri deste galardão foi composto por Afonso Campos, Beatriz Silva, Bruna Batista, Cláudia Correia, Filipa Garcia, Leonor Barreto e Renata Baptista.

Esta é uma das mais relevantes secções do Festival. Tem como objetivo promover o cinema documental e destacar os melhores filmes produzidos por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação, ou por participantes em cursos promovidos por outras entidades de Portugal, de outros países de língua portuguesa e da Galiza. Os filmes candidatos aos Prémios PrimeirOlhar foram apresentados durante a secção Olhares Frontais (coordenada pelo realizador Pedro Sena Nunes), entre 9 e 11 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Ainda há muito para ver nos ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana que, só este ano, tiveram mais de 3000 alunos inscritos.

Esta edição dos ENCONTROS de Viana esteve fortemente reforçada com a presença de participantes da Galiza, que em muito também se deve ao facto de Viana do Castelo, ser este ano, Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

Os ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana são organizados pela Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

ARTIGOS RELACIONADOS
Carmen Maura pode dar a ‘Calle Málaga’ a Pirâmide de Ouro

Despontou nos horizontes do Egito com o status de favorita na corrida pela Pirâmide de Ouro de 2025, e ela Ler +

Michel Franco conta seus ‘Sonhos’ geopolíticos ao Egito

Inaugurado por meio de uma esfuziante celebração da Amazónia brasileira, nos afluentes de «O Último Azul», escalado como seu filme Ler +

One More Show – Mai Saad sobe ao palco da empatia

Mai Saad está a escrever um livro. Ela garante que o seu miolo não tem conexão com a epifania empática Ler +

O ‘feliz aniversário’ de Ildikó Enyedi chega no Cairo, na forma do Prémio FIPRESCI 100

No remoinho das comemorações dos seus cem anos de estudos sobre o audiovisual, a Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci) Ler +

Começa a corrida pela Pirâmide de Ouro no CIFF

Ponto de conexão (e de fricção, pelo uso do árabe como língua) entre a África e o Oriente Médio, o Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.