A PLAION, líder mundial em videojogos, e a Retro Games Ltd. (RGL), o principal produtor de computadores domésticos reimaginados, anunciam com orgulho o lançamento do The Spectrum. Esta recriação moderna do lendário ZX Spectrum de Sir Clive Sinclair mantém o seu design original e incorpora a tecnologia atual, proporcionando nostalgia e inovação num só pacote.
Ao contrário das emulações anteriores, o Spectrum é o primeiro a reproduzir fielmente o design do icónico ZX Spectrum de 48k, incluindo 48 jogos pré-instalados. O design da máquina original foi considerado único. Enquanto máquinas como o Commodore 64, o BBC Micro e o ATARI 800XL partilhavam uma estética comum que se tornou sinónimo de computadores domésticos, o ZX Spectrum tinha um aspeto e uma sensação que nunca tinham sido vistos antes, ou mesmo depois. O Spectrum tem como objetivo trazer de volta esse sentimento nostálgico aos fãs de retro com um design minimalista, elegante e de aspeto autêntico, digno de qualquer vitrina.
A acessibilidade generalizada e o preço acessível do ZX Spectrum original ajudaram a fomentar a criatividade, com jogos a serem feitos por pequenas empresas independentes, bem como por programadores de quarto de uma variedade de origens. Esta criatividade deu origem a uma biblioteca diversificada de software, incluindo jogos divertidos e peculiares – muitos destes jogos foram pré-instalados no Spectrum, incluindo os favoritos dos fãs, Manic Miner, Horace Goes Skiing e The Hobbit.
“Estamos entusiasmados com o lançamento do The Spectrum e agradecemos profundamente o apoio entusiástico da comunidade. Desde jóias escondidas a uma cultura de utilizadores vibrante, este projeto parece mesmo o Natal de 1982”, afirmou Paul Andrews, Diretor-Geral da Retro Games Ltd.
Outros pontos de interesse incluem:
Emula todos os modelos ZX Spectrum de 16k a 128k e tem jogos oficialmente licenciados, jogáveis apenas com as teclas, tal como os originais; veja a lista completa de jogos aqui – https://retrogames.biz/games/thespectrum/.
Caraterísticas de acessibilidade, como a capacidade de rebobinar o jogo até 40 segundos e a inclusão de quatro ranhuras para “guardar jogos” por título, bem como a funcionalidade que permite aos jogadores adicionar os seus próprios jogos através de uma pen USB.
Teclas multi-funções distintas com etiquetas codificadas por cores, combinando estilo e praticidade.
Instruções detalhadas de mapeamento de controlo para todos os jogos, que podem ser acedidas a partir da interface de utilizador temática, bem como uma opção de filtro CRT da velha guarda para reproduzir os televisores de antigamente.
Compatível com uma variedade de comandos/joysticks novos e antigos, próprios e de terceiros.
O Spectrum está agora disponível numa variedade de revendedores europeus, ao preço de 99,99 euros.