A maior fraude do século na taxa de carbono em França está no centro da primeira série do realizador Xavier Giannoli de “Ilusões Perdidas” estreia na Filmin, em Agosto.
Com um elenco de estrelas, encabeçado por Vincent Lindon (“Titane”) e Niels Schneider (“Golpe de Sorte”), ao lado de Ramzy Bedia (“Kung Fu Zohra”) e Olga Kurylenko (“A Morte de Estaline”), a série conta a história verídica da fraude da taxa de carbono em França, que ocorreu entre 2008 e 2009 e ainda hoje é considerada a maior burla do século.
O jornalista Fabrice Arfi investigou os meandros da fraude e, em 2018, publicou um livro sobre o assunto, o que inspirou Giannoli a adaptar o evento para o pequeno ecrã. Com o livro, eu sabia que havia uma história para contar. São milhares de milhões de euros roubados dos bolsos dos cidadãos, explica Giannoli. Ninguém queria ou quer saber, ainda hoje, especialmente o governo, quanto dinheiro foi roubado.
Em 2005, a Europa implementa um imposto sobre o carbono para lutar contra as alterações climáticas, mas para o grande capital, isso traduz-se rapidamente no “direito de poluir, se pagar”. Dois vigaristas de Belville, Simon Weynachter (Vincent Lindon) e Alain Fitoussi (Ramzy Bedia), e um jovem rico viciado em finanças e póquer, Jérôme Attias (Niels Schneider), juntam-se para desviar para os seus bolsos vários milhares de milhões de euros destas “taxas de carbono” dos Estados da UE. Embora a história seja a mesma, o realizador diz que, para a série, acrescentou algumas nuances ficcionais: A personagem interpretada por Lindon não existe no livro, mas, como ator, ele “insuflou-lhe” toda a sua energia e a sua visão pessoal do mundo; exprime a sua raiva, que é sem dúvida a de muitas pessoas quando observam a impunidade, o desperdício de dinheiro e a hipocrisia dos políticos.
A primeira parte de “Sangue e Dinheiro”, composta por seis episódios de 50 minutos, será lançada no Filmin a 1 de Agosto 2024. A segunda parte, composta por mais 6 episódios, será lançada a 13 do mesmo mês.