O Monte dos Vendavais

O Monte dos Vendavais

O Monte dos Vendavais

Andrea Arnold inspira-se (na primeira metade) do romance de Emily Brontë “O Monte dos Vendavais” para criar uma adaptação poderosa e subversiva do clássico literário revisto na perspectiva de Heathcliff. Não é Andrea Arnold que se verga ao classicismo pelo contrário, e não se esperava outra coisa desta autora, leva consigo a postura e a linguagem de uma Inglaterra moderna e suburbana para os planaltos do Yorkshire, a raiva e a violência carnal, temas presentes nas suas duas anteriores longas-metragens. Neste filme acrescenta outro ingrediente, o poder da imagem que suplanta os diálogos e evidencia-se na envolvência natural do espaço.

O romance proibido de Catherine e Heathcliff ganhou ódios que são ainda mais perversos no aprofundamento das assimetrias no personagem principal. Solomon Glave e James Howson interpretam, respectivamente, a fase jovem e adulta de Heathcliff com a particularidade deste ser o primeiro personagem negro na adaptação de “O Monte dos Vendaveis” para o cinema.

A adaptação fixa-se através de constantes flashbacks na fase adulta dos dois apaixonados para uma era de paixão adolescente e uma liberdade que desapareceu para sempre. As interpretações são conduzidas com rigor e carregadas de emotividade por Andrea Arnold em especial as duas revelações desta obra, os jovens, Solomon Glave e Shannon Beer que formam uma parceria espontânea que fundamenta todo o filme, infelizmente esta conexão não se passa na interpretação dos seus personagens adultos.

O filme é uma espécie de “bulldozer” sentimental assente na força da visual e psicológica, possui uma carga simbólica que reproduz o lado visceral das emoções. Um processo através da repetição dos close-ups com o olhar à flor da pele dos personagens e os magníficos planos da beleza selvagem: os animais, o relevo e o próprio clima agreste fundem-se na narrativa. O trabalho de Robbie Ryan, o director de fotografia, é magistral.

Título Original: Wuthering Heights Realização: Andrea Arnold. Elenco: James Howson, Solomon Glave, Shannon Beer, Lee Shaw. Duração: 129 min. 2010 Grã-Bretanha

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos