«Mario & Luigi Brothership» é uma aposta ganha da Nintendo Switch para o Natal de 2024. Nada melhor do que juntar dois personagens icónicos da galeria Nintendo para uma aventura RPG apinhada de diálogos hilariantes e um grande espírito de aventura.
Mario e Luigi (e não só…) são sugados por um misterioso vórtice que os transporta para o continente de Elétria. No centro deste mundo havia uma árvore – a arbolux – que mantinha o continente unido, além de emanar uma energia para todas as regiões. Era a força que movia os seus simpáticos habitantes e permitia que fossem felizes. Mas um dia a arbolux foi destruída e o continente desagregou-se, dando origem a várias ilhas que estão à deriva nas correntes marítimas. O centro dos acontecimentos é a Ilha Nauta (parte navio, parte nau) aí encontramos a Tetê, a nossa guia. Ela conseguiu plantar uma semente da arbolux que está novamente a florescer e lança um desafio a Mario e Luigi: conectar a árvore a todas as ilhas derivantes e possibilitar que o poder da árvore restaure o continente de Elétria. Os nossos aventureiros aceitam de imediato o desafio, não só porque são genuinamente os bons da fita, mas porque também desejam regressar a casa. O nosso companheiro de viagem – e o meu personagem favorito – é a Pligue (um cruzamento de um porquinho e uma abelha), mas não adianta pensar em toucinho quando estamos a olhar para este personagem fofinho…
A odisseia de Mario e o Luigi pelas ilhas faz-se com a ajuda do telecanhão que nos lança em direção aos locais que devemos recuperar. Em cada ilha encontramos um ex-libris de personagens, cenários e testes à nossa genica para ajudar os nossos amigos. A solução para ultrapassar os vários obstáculos e os quebra-cabeças passa muito pela cooperação entre Mario e Luigi e, para esse efeito, ainda temos as “Luigideias”. Esta possibilidade no gameplay despoleta ocasiões repentinas de inspiração em que o Luigi ilumina o nosso caminho e coloca as suas ideias em marcha.
«Mario & Luigi Brothership» é um jogo que tem imenso mérito na sua história, nos personagens e interação com as mesmas. O humor é uma característica presente na nossa jornada por Elétria, seja na sua história, seja na dinâmica de combates e resolução de problemas. A Nintendo Switch lança mais um grande sucesso com as suas maiores estrelas da companhia.