A Filmin apresenta Revoluções Curtas, um festival online que visa dar visibilidade às novas vozes do cinema português.

O evento encorajou jovens com menos de 25 anos a submeterem as suas curtas-metragens e as 20 curtas seleccionadas vão agora a competição pelo Prémio do Júri e do Público. As curtas estarão disponíveis para visualização na plataforma durante o mês de dezembro e para votação para o prémio do público.

A Filmin acredita num cinema livre, longe do ruído em que vivemos. E é deste sentimento que nasce o festival Revoluções Curtas, com o qual quer dar voz aos jovens cineastas que procuram um espaço de exibição dos seus filmes. A plataforma pensa no cinema como uma ferramenta de mudança social, e é por isso que encoraja os jovens talentos portugueses a expressarem-se através dos seus filmes. Porque o cinema é uma forma de revolução.

De mais de 50 submissões recebidas, são 20 as seleccionadas para disputarem em competição o Prémio do Júri e o Prémio do Público. O Prémio do Júri, que será atribuído por um júri constituído pelo produtor e realizador Justin Amorim, pelo João R. Pais, programador do Festival Caminhos do Cinema Português e pela realizadora Filipa Amaro.

O vencedor será contemplado com um prémio monetário no valor de 1000 euros e o Prémio do Público, que premiará a curta-metragem com a melhor pontuação dos utilizadores da Filmin, no valor de 750€.

Na primeira edição do Revoluções Curtas, a competição de curtas apresenta 20 propostas bastante diversificadas, tanto em tema como em estilo, entre documentário, experimental e ficção.

O tema família percorre quatro filmes, numa vertente mais melodramática em Défilement, de Francisca Miranda apresenta-nos uma carta de amor à memória familiar através das fotografias, Enquanto as Borboletas Voarem, de Joana Araújo, uma viagem entre gerações familiares, De Sol a Sol, de Joana Afonso, um documentário sobre o Portugal rural através de relatos de família; uma história sobre superação e perda em a Mulher do Rio, de Beatriz de Almeida.

A Geração Z traz problemáticas e assuntos actuais com Quinta Parede, de Ana Pereira, um documentário experimental punk sobre a realidade virtual e libertação das inseguranças do mundo real; Pelo Sim Pelo Não, de Laura Andrade sobre um tema tão natural e ainda tabu na sociedade e Vanette, de Maria Beatriz Castelo, um drama sobre a solidão, o amor e o fim dele.

Há ainda espaço para filmes de terror com Our Tell-Tale Heart, de Miguel Ferreira, uma adaptação de um conto de Edgar Allan Poe; a curta minimalista e claustrofóbica Holofote, de Camilla Ciardi; Dia de São Valentim, de Luís Rodrigo uma radiografia sobre o amor e a solidão; Penrose, de Alessandra Roucos e Maria Teresa Teixeira, uma curta de terror repleta de tensão, sobre uma ocorrência do dia-a-dia que acaba por escalar; e a viagem surrealista por um ambiente sórdido de David Figueiredo em Natureza Morta.

O documentário social também em destaque com Éramos Livres, de Stella Corrá, Antero Rito, Patrícia Sousa, Madalena Costa, sobre um grupo de reclusos no Estabelecimento Prisional de Aveiro que dedicam-se à escrita como forma de libertação; Dentu Zona, de Eliana Caleia curta que segue o activista Vítor Sanches e os seus projetos de cultura e resistência; e Porta de Expressão, de Tomás Taveira e Diogo Coutinho, uma homenagem ao cineclube de Guimarães, enquanto espaço de valor cultural e de resistência face à censura da PIDE.

Na restante competição há ainda a comédia de André Azevedo, entre o mundo do futebol e magia negra com Mestre Bruno e as Macumbas Pérfidas da Bola; a obra experimental que mistura vários estilos com o Olho-Vento, de Irina Oliveira; À Luz das Impressões, de Luís Miguel Rocha, uma homenagem à fotografia para lá do visual; Projeto Casa, de Matilde Silva, uma numa animação por um arquivo de fotografias e Litoral de Francisco Dias, com a questão das alterações climáticas em foco.

Todos os vencedores terão ainda a oportunidade de fazer parte do programa da próxima edição do festival Atlàntida Mallorca Film Fest, festival híbrido de cinema que se realiza em Maiorca, em Espanha.

Para ver as curtas-metragens e votar nas mesmas basta aceder à plataforma Filmin.

ARTIGOS RELACIONADOS
Lobo e Cão – trailer

O aclamado filme Lobo e Cão, da realizadora Claudia Varejão, estreia hoje na Filmin, oferecendo uma narrativa sensível e profunda Ler +

Hollywoodgate – trailer

Em Hollywoodgate o cineasta Ibrahim Nash'at, arrisca a sua vida ao acompanhar os Talibãs na tomada de uma base militar Ler +

Westwood: Punk, Ícone, Activista – trailer

Lorna Tucker faz uma homenagem íntima e comovente à grande artista da moda Vivienne Westwood, um dos verdadeiros ícones culturais Ler +

Festival Revoluções Curtas – vencedores

Revelados os filmes vencedores do Revoluções Curtas, um festival online que visa dar visibilidade às novas vozes do cinema português. Défilement, de Ler +

Little Girl Blue

«Little Girl Blue» é um projeto tremendamente original, uma daquelas obras que parece que só o cinema francês consegue produzir. Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.