Na Madrid de 1936, um jovem chamado Miguel Gila vive uma vida pacífica e feliz com os seus avós num humilde sótão. Mas a eclosão da Guerra Civil obriga Miguel, juntamente com o seu amigo Pedro, a ir combater. Aí, Gila sobrevive à miséria, às batalhas, ao pelotão de fuzilamento e à prisão graças ao seu humor. Graças à sua forma única de interpretar o mundo que o rodeia, Gila tornou-se um dos comediantes mais populares em Espanha e na América Latina.

A longa-metragem é uma coprodução portuguesa de Pedro Domingo – Nu Boyana Portugal. O elenco conta com a participação dos atores portugueses Paulo Pires e João Pedro Mamede. Os efeitos visuais foram feitos pelo estúdio português NBFX . De notar ainda, que Miguel Santos, compositor português e talento emergente, assina a autoria da banda sonora original do filme. “É do Inimigo?” é uma fábula otimista e anti-guerra sobre um jovem Miguel Gila durante a Guerra Civil. Com 17 anos, vai para o conflito e lá sobrevive à miséria, às batalhas e à sua própria execução graças ao seu dom: o humor. Baseado em factos reais e nos seus próprios monólogos, o filme conta a história da transformação de Miguel em Gila, o cómico que todos conhecemos e reinventa os momentos que, anos mais tarde, inspirariam as suas piadas.

Gila deixou também a sua marca no humor português. Depois de o ver actuar em Madrid, Raúl Solnado comprou os textos e fez uma brilhante adaptação para o português, criando a rábula “A História da Minha Ida à Guerra de 1908”, que se transformou num sucesso estrondoso em Portugal.

“É do inimigo?” terá a sua estreia mundial nas Galas RTVE do Festival de Cinema de San Sebastian.

Inspirado na obra “El libro de Gila. Antología cómica de obra y vida”, publicado pela Blackie Books, o filme é escrito por Alexis Morante e Raúl Santos a partir de um argumento de Jose Alba e Morante, com o apoio de Malena Gila, filha do famoso comediante.

“É do Inimigo?” é uma produção de Pecado Films (Jose Alba e Odile Antonio-Baez), Arcadia Motion Pictures (Ibon Cormenzana, Ignasi Estapé, Sandra Tapia, Ángel Durández) e Philmo Capital AIE em coprodução com Nu Boyana Portugal (Pedro Domingo e Celine Fernandes), com a participação da RTVE, Movistar Plus+, Canal Sur e 3Cat, o financiamento do ICAA e a participação do CreaSGR.

Sobre Nu Boyana Portugal:
Nu Boyana Portugal é uma produtora fundada em 2018 como uma empresa de VFX, sob a marca NBFX. O seu portefólio inclui títulos como “The Piper”, “Expend4bles”, “Jolt”, “Hitman’s Wife Bodyguard”, “Hellboy”, “Rambo: Last Blood o Angel has Fallen”.Em 2020, a empresa começou a colaborar em projetos europeus como produtora independente com coproduções como a longa-metragem “Teresa” da premiada realizadora Paula Ortiz.

ARTIGOS RELACIONADOS
Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.