dos homens sem lei

DOS HOMENS SEM LEI

DOS HOMENS SEM LEI

«Dos Homens sem Lei» é baseado no livro de Matt Bondurant “The Wettest County in the World”, que relata os factos verídicos em torno de uma família de contrabandistas de moonshine (“uísque a martelo”) no período da Lei Seca, o argumento pertence ao multifacetado Nick Cave, que já tinha colaborado e escrito para John Hillcoat os guiões de «Escolha Mortal» («The Proposition», 2005) e «Ghosts… of the Civil Dead» (1988).

«Dos Homens sem Lei» conta com um elenco musculado onde predomina a testosterona para representar os laços fraternais dos irmãos Bondurant face a Charlie Rakes, um psicopata que representa a Lei. Para quebrar o machismo temos a forte presença de Jessica Chastain e a representação do amor e a inocência através de Mia Wasikowska, o interesse amoroso do mais novo dos Bondurant.

A par da trama central, que só pode descambar numa luta de galos entre os Bondurant e Rakes, deparamos com um diferente retrato de época, talvez pela Lei Seca ser, na esmagadora maioria das vezes, retratada como um fenómeno social urbano. Esta história desenrola-se no interior da América, nas colinas da Virgínia afastadas dos grandes centros urbanos, onde os mitos e a justiça são perpetuados pelas populações locais. Os fios narrativos centram-se em sete personagens e nas suas definições: o estoicismo de Forrest Bondurant (Tom Hardy), a embriaguez de Howard Bondurant (Jason Clarke), o sentido de oportunidade e ambição de Jack Bondurant (Shia LaBeouf), a flor quebrada Maggie Beauford (Chastain), a oportunidade de uma aventura amorosa com Bertha Minnix (Wasikowska), a amizade de Cricket Pate (Dane DeHaan) e o sadismo de Rakes (Guy Pearce). O investimento em tantos personagens é salutar mas limita o aprofundamento dos mesmos empurrando a narrativa para um desfecho esperado. Gary Oldman tem um papel pequeno e certamente faria estragos consideráveis com mais tempo em cena.

«Dos Homens sem Lei» tem as marcas de Nick Cave e a realização de Hillcoat resulta num relato puro e duro de uma América sustentada pela violência e a crença nas convicções dos homens que estão à margem da Lei.

Título original: Lawless Realização: John Hillcoat Elenco: Tom Hardy, Shia LaBeouf, Guy Pearce, Jason Clarke, Jessica Chastain, Mia Wasikowska, Dane DeHaan, Gary Oldman. Duração: 116 min EUA, 2012

[Texto originalmente publicado na revista Metropolis nº8, Abril 2013]