Na mesma entrevista na qual afirmou “não importa de onde você tira as coisas – importa é para onde você as leva”, Jean-Luc Godard (1930-2022) disse que a televisão “é o LSD das massas, uma celebração mefistofélica da dimensão recreativa da media”. Não é por acaso, um Mefisto nada simpático às convenções humanas dá as cartas em «Conversas com o Diabo» («Late Night With The Devil»), um thriller que mistura diferentes estratagemas mediáticos. A televisão, e sua engenharia pop, é o principal esquema. Os seus realizadores, os irmãos Cameron e Colin Cairnes, promovem uma irónica revisão do sensacionalismo televisivo e discutem uma dimensão filosófica, apontada por Guy Debord (1931-1994) no seminal livro “A Sociedade do Espetáculo” segundo a qual a transmissão de programas é uma fábrica de simulacros. Segundo Debord, “no mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso”. Não é por acaso, no programa de estúdio do show de variedades comandado pelo apresentador Jack Delroy tudo parece reverso, menos a atuação memorável do protagonista, o ator David Dastmalchian.

Os Cairnes utilizam o chamado found footage como seu o dispositivo narrativo. Muito característica das longas de terror, essa estratégia utiliza imagens de arquivo (em VHS, película, fitas Beta e afins) para reconstituir uma trama que, em geral, terminou em tragédia, como é o caso de «Holocausto Canibal» (1980), de Ruggero Deodato. É uma forma de alusão às ferramentas legitimadoras do real do cinema documental, ainda que a não-ficção seja fake. Nessa lógica, «Conversas com o Diabo» – que rendeu o prémio de melhor argumento do Festival de Sitges – promove a reconstituição de um Halloween tenebroso de 1977. A discussão de base: uma reflexão sobre a falta de limites éticos na indústria de entretenimento. No ar, Delroy (Dastmalchian) é capaz de tudo para seguir como âncora do “Night Owls”, que luta desesperadamente para se manter no ar conforme tomba na opinião pública americana.

A saída para sustentá-lo aparece num Dia das Bruxas com a proposta de levar uma menina que, supostamente, está sob ataque do Diabo, no caso uma entidade satânica chamada Abraxas. A noite em que a menina se apresenta parece correr bem, com distintas reflexões teológicas, até que manifestações sobrenaturais começam a acontecer, expondo pecados de Delroy. É na montagem febril que as situações fantásticas dessa pequena produção ganham um vulto de surpresa, movimentando uma trama cheia de ironia com a engenharia da televisão. Mas o medo, por vezes, consegue se fazer presente em diálogos, como a alusão a um lugar chamado Árvores Altas, onde rituais pagãos são realizados. É na palavra que os Cairnes mais chocam.

Título original: Late Night with the Devil Realização: Cameron Cairnes, Colin Cairnes Elenco: David Dastmalchian, Laura Gordon, Ian Bliss Duração: 93 min. Austrália/Emirados Árabes Unidos/ EUA, 2023

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