Com a chegada do Dia da Criança, a Casa do Cinema de Coimbra convida as famílias a assistir Away — A Viagem, de Gints Zilbalodis, no domingo, dia 1 de junho, às 14h30. Do mesmo realizador de Flow — À Deriva, vencedor do Óscar de Melhor Animação este ano, a obra reflete sobre a necessidade universal de encontrar uma conexão.
Contada em quatro capítulos, a longa-metragem de 2019 acompanha um menino que viaja por uma terra misteriosa, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. “Ao longo do caminho vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete o que o levou àquela ilha. Parte sonho, parte realidade, o enredo é, de certa forma, um reflexo do processo criativo da própria produção do filme”, descreve a sinopse.

Totalmente criado por Gints Zilbalodis, da realização à banda sonora, Away — A Viagem venceu o prémio de Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy e de Melhor Longa-Metragem de Animação do Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo. Tal como em Flow — À Deriva, a primeira longa-metragem de animação do realizador letão destaca-se pela ausência de diálogos.
As matinés da Casa do Cinema de Coimbra têm como objetivo, todos os terceiros fins de semana, incentivar hábitos culturais em família com bilhetes acessíveis e sessões especialmente pensadas para os mais novos. Em cada exibição, são distribuídas fichas pedagógicas com curiosidades sobre o filme e sugestões de atividades para continuar a diversão e a descoberta em casa.
No domingo, 1 de junho, às 14h30, o Dia da Criança é celebrado com a exibição de Away — A Viagem. Os bilhetes têm um custo de 3 € e estão disponíveis em casacinemacoimbra.bol.pt e no local, 30 minutos antes de cada sessão.