LAST EXECUTION

LAST EXECUTION

«Last Execution» é um filme inspirado na vida do Dr. Werner Teske, a última pessoa a ser executada na antiga República Democrática Alemã, um regime ditatorial que integrava a esfera política da ex-União Soviética.

A realização de Franziska Stünkel combina o thriller com o drama e um olhar para a angústia de uma vida sob a cortina de ferro, onde a insanidade e a crueldade tendem a corromper afectos e relações pessoais num regime ditatorial e doentio. A história acompanha Dr. Franz Walter (Lars Eidinger), um jovem licenciado que vê a sua carreira académica ser interrompida quando é recrutado para integrar a STASI (a polícia secreta da RDA) sob falsas promessas. Franz deseja apresentar trabalho e ser fiel ao espírito da nação ficando responsável por trazer de volta um famoso futebolista de desertou para a Alemanha ocidental. Quando os métodos da STASI cruzam as barreiras éticas e morais, Franz começa a vacilar e a interrogar-se sobre o seu papel. A par da trama policial surge o drama romântico através da relação com Corina Walter (Luise Heyer), o amor da sua vida. A obra de Franziska Stünkel equilibra bem os fios narrativos que acabam por colidir e diluir a vida privada. Essa composição da desagregação da relação entre Fanz e Corina é um dos momentos altos da obra pela sensibilidade da realização e pela força das interpretações de Lars Eidinger e Luise Heyer.

A história de «Last Execution» é muito interessante porque explora os dois lados de um regime ditatorial, a cumplicidade em atos monstruosos de Franz e ao mesmo tempo o estrangulamento da vida, da liberdade, do amor e de valores humanos que são esmagados sem dó nem piedade em nome do devaneio e das falsas crenças políticas. Podemos dizer que é apenas e só uma história, mas na verdade é uma realidade igual a tantas outras no passado, no presente, e que deve ser impedida no futuro. «Last Execution» está disponível na TVCine.

Título original: Nahschuss Título internacional: The Last Execution Realização: Franziska Stünkel Elenco: Lars Eidinger, Luise Heyer, Devid Striesow, Paula Kalenberg Duração: 116 min. Alemanha, 2021

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº102, Janeiro 2024]