Mariana Van Zeller

Portuguesa Mariana van Zeller no National Geographic

Portuguesa Mariana van Zeller no National Geographic

A jornalista portuguesa vencedora de um Peabody Award, Mariana Van Zeller, explora vários mercados ilegais para dar a conhecer o funcionamento e realidade do mundo do tráfico. Comunicado: National Geographic.

Uma viagem exclusiva pelo desconhecido submundo dos mercados negros. É o que nos oferece a nova série do National Geographic «Na Rota do Tráfico com Mariana Van Zeller», que tem estreia no dia 13 de fevereiro, pelas 22h30.

Mariana Van Zeller
Lima, Peru – Mariana van Zeller (second from right) talking with street-side money exchangers in Lima, Peru. (National Geographic)

Mariana Van Zeller, primeira portuguesa com programa próprio no canal, compromete-se a explorar perigosos meios de tráfico de forma a fornecer um olhar intimista da existência e funcionamento de diferentes comércios clandestinos desde o mundo da droga, às armas e ao dinheiro até ao tráfico de animais.Durante 8 episódios dedicados a diferentes temas, é possível acompanhar esta vencedora de um Peabody Award enquanto entra arriscadamente nas redes do mercado negro e ganha a confiança de quem compra e vende bens e serviços ilícitos.

Exploração sexual e tráfico de animais, cocaína, do fentanil aos esteroides, armas, falsificação de dinheiro e burlas. Mariana desvenda todo o género de economias subterrâneas que se movem e crescem para além do nosso olhar.A fim de demonstrar o significativo impacto social e económico que os comércios de tráfico têm no mundo, a jornalista portuguesa viaja pelo México, Jamaica e Tel Aviv, entre outras localizações, onde se encontra não só com traficantes e falsificadores internacionais de todo o tipo de mercadorias, mas também com polícias e jornalistas que acabaram envolvidos nestes meios.

Com uma empatia e coragem inigualáveis, Mariana Van Zeller confronta estes intervenientes, tentando descobrir as razões e motivos pelos quais decidiram entrar nas mais variadas atividades ilegais. Trata-se de um ângulo único de proximidade às pessoas que habitam e vivem à custa deste incógnito submundo, que afinal não são tão diferentes de nós quanto pensamos.

Contando com mais de 15 anos de experiência na investigação do tráfico, as incursões da jornalista portuguesa apresentam-nos cenários nunca vistos para nos dar a conhecer uma realidade clandestina paralela à nossa.

ESTREIA: Sábado, dia 13 de fevereiro, 22h30

EMISSÃO: Sábados, às 22h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes