Em «Dias em Chamas», a chegada à cidade de Emre (Selahattin Paşali), o novo procurador, coincide com uma caçada ao javali, um espectáculo macabro, que termina usando o cadáver do animal como pincel que mancha de sangue as ruas de Yaniklar (nome fictício para uma cidade rural da Turquia). O regozijo da população em torno destes e de outros rituais mais ou menos “tradicionais” vai ferir a sensibilidade cosmopolita do jovem Emre, um profissional austero, mas um tanto ingénuo.

Mergulhadas numa terrível crise de escassez de água, as pessoas precisam de distrações. É pelo menos essa a desculpa que o filho do actual presidente da câmara apresenta para justificar o facto de andarem aos tiros no meio das ruas da cidade. A desculpa não colhe, e cedo percebemos que as caçadas são apenas parte de uma estratégia mais elaborada, testada e fiável, que passa pela manipulação da realidade e pela criação falsos inimigos: os homossexuais, as mulheres, os ciganos, etc.

Estreado na secção Un certain regard, no Festival de Cannes em 2022, «Dias em Chamas» representa um desafio ao espartilho conservador e totalitário do regime turco, expondo as teias do poder, o nepotismo e corrupção que, como quistos, adoecem o país. Para o olhar ocidental, talvez o filme seja até demasiado brando – tudo é latente, pouco claro – mas numa sociedade tão oprimida e dividida como a turca os símbolos têm uma força diferente. O realizador, Emin Alper, admite mesmo que depois deste filme poderá ser mais difícil conseguir financiamento para próximos projectos.

Jogando bem com a estética e a retórica temporal do thriller, «Dias em Chamas» encaminha-nos lentamente para um final que é puro frenesim. De repente, tudo o que parecia adormecido ganha potência. Separados por um abismo, o horror e o amor aceitam o duelo. Todo o optimismo cabe aqui, nesta luta.

Título Original: Kurak Gunler Realização: Emin Alper Elenco: Selahattin Paşali, Ekin Koç, Erol Babaoğlu, Erdem Şenocak Duração: 129 min. Turquia/França/Alemanha, 2022

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº96, Agosto 2023]

https://www.youtube.com/watch?v=0bWxPgQNp1o
ARTIGOS RELACIONADOS
Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.