Para não variar Jason statham encarna aqui um polícia espalha-brasas que acredita no velho mote ‘dispara primeiro e pergunta depois’, método que ele aperfeiçoa sempre que tem de lidar com um suspeito. Porém a jornada de terror de um ‘serial-killer’ auto-denominado Blitz, que se especializou na execução sumária de elementos das forças da ordem, acaba por levar o nosso ‘Dirty Harry’ britânico a questionar o seu papel de polícia, mas apenas o tempo necessário para fazer a folha ao psicopata homicida.
A história e o argumento são algo genérico – parecem os restos de um episódio da clássica série The Sweeney; Statham continua igual a si próprio, frenético e com a subtileza de um camião da TIR. Porém Elliot Lester consegue alguns efeitos curiosos com uma produção visualmente estilizada e um habilidoso trabalho de câmara. Não é uma fita memorável mas como série B até está uns pontos acima da média.
Título original: Blitz Realização: Elliott Lester Elenco: Jason Statham, Paddy Considine, Zawe Ashton, David Morrissey, Mark Rylance, Luke Evans Duração: 97 min. Reino Unido/França/EUA, 2011
[Crítica originalmente publicada na revista Premiere, Dezembro 2011]

