A 25 de outubro, o Videoclube Zero em Comportamento disponibiliza em exclusivo o filme de Raphaël Millet dedicado ao legado de Henri Matisse e às suas viagens.

“As viagens de Matisse à procura da luz”, leva-nos até 1930 ao encontro do artista francês, Henri Matisse. Embora seja frequentemente recordado pela história da arte como um pintor que trabalhava no seu estúdio, a verdade é que tinha a alma de um viajante.

Com 60 anos, Matisse sente, pela última vez, o impulso de viajar e de encontrar algo diferente. Numa viagem que se tornará no resultado final de uma longa travessia, embarca num barco para a Polinésia.

Na realidade, sendo um homem do Norte que sempre procurou a luz e cores vibrantes, ao longo da vida acabou por fazer inúmeras viagens que o foram levando cada vez mais para Sul: para a Bretanha, a Córsega, Collioure, Nice e o seu centro nevrálgico, mas também para Espanha, para a Argélia e para Marrocos.

Estas viagens influenciaram profundamente as suas obras e foram um trampolim para a modernidade e, até mesmo, para o abstrato. Quanto à Polinésia, é ela que irá influenciar os últimos 25 anos da sua vida artística, levando-o ao limiar da arte contemporânea.

Mas, esta jornada artística foi também uma procura por si mesmo que o levou a proseguir a sua viagem, até ao coração da própria espiritualidade, de uma forma apaixonada.

Um filme, a não perder, sobre o processo emocional e criativo de um artista que, a partir das memórias das suas viagens, compôs uma paleta única de cores com visões destiladas de luz e formas.

ARTIGOS RELACIONADOS
JOAN BAEZ – A CANTIGA É UMA ARMA

Logo a abrir esta viagem muito pessoal pelas memórias, sobretudo familiares, da vida e carreira de uma das mais famosas Ler +

Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda – trailer

A 15 de maio, chega às salas de cinema portuguesas a estreia de “Led Zeppelin – O Nascimento da Lenda”, Ler +

Coro – Edgar Ferreira em entrevista

«Coro», dirigido por Edgar Ferreira, celebra os 60 anos do coro Gulbenkian, a singularidade de um coro de renome internacional Ler +

Primeira Fila

«Primeira Fila» é um poderoso e arrepiante documentário de 75 minutos, uma estreia exclusiva e inédita da TVCine em Portugal. É Ler +

Lixo Fora do Sítio – trailer

A 21 de março, o Videoclube Zero em Comportamento disponibiliza o filme que desvenda o percurso oculto do lixo que Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.