A HISTÓRIA DELAS

A HISTÓRIA DELAS

Está disponível no catálogo da Disney+ Portugal a série brasileira «A História Delas», que revela parte da realidade do país a partir da história de duas famílias de classes sociais distintas.

Quando o pai de Ana Rosa (Bia Arantes) é detido na sequência de uma investigação, a jovem e a mãe Isabel (Letícia Spiller) são apanhadas no meio do caos e os resultados são inesperados. Sem a casa em nome dela, a mulher é obrigada a mudar-se para o único espaço de que tem em seu nome, devido às restrições que tem por estar associada ao crime do marido. O problema é que essa é a casa da ex-empregada dela, Marta (Cris Vianna), que na altura ajudou a comprar.

A situação obriga mãe e filha a pedirem guarida a Marta e à filha, Ana Jasmim (Ema Araújo), após anos de afastamento. Apesar do embaraço e desconforto, e até da posição de fragilidade da família, o estatuto social parece manter-se, o que é muito irónico. A análise sobre a questão é ampla e profunda, evidenciando um Brasil dividido e desigual.

A partir da narrativa que envolve as quatro mulheres, «A História Delas» traça um retrato social e de status, apoiado em storylines que envolvem corrupção e muito drama. Desde riquezas de origem pouca séria a vidas humildades com muita luta, a série do Disney+ é heterogénea e complexa, levando a muitas análises e interpretações. Uma história que vai além de si própria e coloca o espectador perante as desigualdades e fragilidades da vida familiar brasileira.

Com episódios curtos e ação leve, a série é de fácil visualização e tem um impacto que vai além do seu argumento. As personagens são cativantes e o seu passado é também um espelho sobre as personalidades e a noção de certo ou errado, além de preconceito.