Suzume

SUZUME

SUZUME

Herdeiro indireto de Hayao Miyazaki e de Haruki Murakami, descendente deles não por sangue, mas por veios estéticos, Makoto Shinkai fez dos animes – nome dado a uma linhagem narrativa gráfica serializada ou em forma de longa-metragem do Japão – uma mina de ouro na nova base financeira da indústria cinematográfica, cada vez mais refém dos streamings. O seu filme mais recente, «Suzume», nomeado ao Urso de Ouro da Berlinale, teve uma faturação estimada em US$ 165 milhões e segue se expandindo por circuitos internacionais. A sua longa de maior êxito até aqui, «Your Name», de 2016, teve uma arrecadação de US$ 382 milhões, o que estarreceu Hollywood. A sua habilidade em inventar tramas que escapam de qualquer lógica de verossimilhança – mas, ainda assim, suspendem a descrença – é única.

Suzume, construída numa atuação vocal da atriz Nanoka Hara, é uma jovem de 17 anos que equilibra bem a timidez da adolescência, sendo querida pelas colegas e pela tia, que a criou desde pequena. Órfã de mãe solteira, ela é castigada por memórias indecifráveis de um acidente sofrido 12 anos antes, numa tragédia climática no seu país. Preocupada com os estudos, ela esbarra com a visão de uma porta flutuante. O choque vai crescer ao esbarrar com um rapaz de modos e de visual encantadores, cuja missão na Terra é impedir que a tal porta se abra. Aberta, ela vai castigar a população japonesa com os cataclismas mais cruéis. Para piorar, há outras portas! Para piorar ainda mais: um deus em forma de gato transforma o rapaz numa cadeira, e de apenas três pernas!!

Shinkai é adepto de enredos inusitados. Ninguém hoje escreve enredos tão originais quanto os dele, que sempre dão espaço ao melodrama para abordar enamoramentos desencaixados, de paixões prejudicadas por efeitos fantásticos. É a marca autoral dele, que aqui – apoiado numa engenharia de som primorosa – usa uma parafernália pop para discutir as dores do luto. Na obra de Shinkai, geografia e magia se encontram e se realçam.

Título Original: Suzume no Tojimari Realização: Makoto Shinkai Vozes: Nanoka Hara, Hokuto Matsumura, Eri Fukatsu Duração: 122 min. Japão, 2022