Reza a história que o poeta Fernando Pessoa ao classificar a “Coca Cola” recém introduzida, à época em Portugal, anos 1920, inventou o seguinte slogan: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Ora, é precisamente esse o caso deste magnífico trabalho do argentino Edward Williams, “Teddy”, O Auge do Humano 3.

O plano de abertura lança-nos numa viagem inesquecível entre o realismo da dura vida dos habitantes de três países – Sri Lanka, Taiwan e Peru – e o onirismo ou a fantasia dos sonhos mais loucos dos protagonistas. O “fora de campo” inicial esconde-nos os homens e mulheres que vagueiam junto ao mar, não sabemos ainda onde, nem o que fazem. O céu carregado de nuvens, ameaçador do dilúvio, num plano-sequência, longo, que os segue incessantemente. A sensação de estranheza apodera-se dos nossos sentidos, é visceral, orgânico, é uma tensão crescente. Não vemos rostos, escutamos vozes, línguas estranhas ao nosso quotidiano. Porém, ainda não vimos nada!

Depois de «O Auge do Humano 1», passado entre Moçambique, Argentina e Filipinas, volta a escolher três países, homens e mulheres, jovens com vidas duras, mas com sonhos loucos e lindos! Parafraseando o título do brilhante filme de Pedro Costa, é a “juventude em Marcha”. Um caminho ininterrupto na busca dum outro mundo, livre de poluição, em harmonia com a verdejante e pura natureza do nosso, repito nosso planeta. Mas é também uma caminhada longa destes protagonistas filmados de forma brilhante por um jovem de 37 anos, argentino, cidadão do mundo, com um domínio das ferramentas da sétima arte: desde a utilização já citada do “fora de campo”, à brilhante “profundidade de campo e uso do plano-sequência até um longo plano fixo que dura mais de 15 minutos duma floresta. O último refúgio do homem, a nossa casa comum.

Porém, o melhor está guardado para o fim…ide ao cinema, e em força!

Título original: El auge del humano 3 Título internacional: The Human Surge 3 Realização: Edward Williams Elenco: Bo-Kai Hsu, Meera Nadarasa, Sharika Navamani Duração: 120 min. Portugal, Argentina, Taiwan, 2023

https://www.youtube.com/watch?v=mqf-J4l7U_g

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.