Este thriller psicológico realizado por Justin Chadwick (The Other Boleyn Girl) e baseado num romance de Dirk Kurbjuweit, é protagonizado pela estrela de Line of Duty, Martin Compston.
A Filmin estreia a 25 de novembro, Fear – Medo, um novo thriller psicológico realizado por Justin Chadwick (The Other Boleyn Girl, Mandela: o Homem, a História e o Mito) e escrito por Mick Ford. Esta série, tão desconcertante quanto aterradora, tem por base uma história real. Dirk Kurbjuweit publicou em 2013 um romance com o mesmo título, inspirado nas suas próprias vivências.
Recém-mudados de Londres para Glasgow, a vida de uma família torna-se o pior dos pesadelos quando um vizinho começa a incomodá-los. Quando Martyn e Rebecca se mudam para uma linda casa em Glasgow com os seus dois filhos pequenos, estão entusiasmados por começar uma nova vida longe de Londres. No início, a nova casa parece idílica, mas quando o seu vizinho Jan faz um comentário perturbador a Rebecca, isso acaba por ser o início de uma campanha implacável de intimidação.
A base real da série
No início dos anos 2000, o escritor e jornalista alemão Dirk Kurbjuweit, mudou-se com a família para uma casa nos subúrbios de Berlim. Eram uma família de classe média, com uma vida normal, quando conheceram o vizinho do andar de baixo.
O que começou por ser um comportamento simpático e atencioso, rapidamente se tornou excessivo e perturbador.Tentou entrar no nosso apartamento numa noite em que a minha mulher estava sozinha com as crianças. Escondeu uma escada debaixo da janela do nosso quarto e suspeitámos que a usava para nos espiar durante a noite. Fazia essas coisas, dizia ele, para proteger os nossos filhos, porque alegava que nós os estávamos a maltratar — algo que contou aos nossos vizinhos e à polícia. Escreveu um poema de amor à minha mulher, no qual fantasiava com matá-la. Durante alguns meses vivemos um autêntico inferno, contou Kurbjuweit.
Anos mais tarde, já em segurança e com as feridas saradas, decidiu transformar essa história em ficção e revisitar as dúvidas que o atormentaram na altura: até onde seria capaz de ir para proteger a sua família?
A série quis explorar profundamente esta sensação de solidão perante a lei. Kurbjuweit e a sua família pediram ajuda às autoridades, mas depararam-se com um vazio legal impossível de suportar.
Da mesma forma, na série, Martyn e Rebecca encontram-se sozinhos perante uma situação que os ultrapassa. Nem a polícia nem os advogados conseguem ajudá-los, pois o assédio não está devidamente legislado, deixando as vítimas indefesas.
Martin Compston, que interpreta Martyn, fala sobre as acusações de abuso sexual que, na série, o vizinho lança contra a família: Provavelmente é a pior coisa de que um pai pode ser acusado e, hoje em dia, uma acusação parece ter peso mesmo antes de existirem provas.
Compston é também pai, o que o ajudou a compreender e a empatizar com o desamparo e a raiva que tal situação provoca. Assim percebeu que há casos em que os limites se esbatem e em que fazer justiça pelas próprias mãos pode não soar tão descabido: Consegues imaginar se isto te acontecesse a ti; eu próprio pensei que talvez pudesse ter feito coisas semelhantes ao Martyn, embora na verdade não saibas como reagir até te encontrares numa situação dessas.
Fear – Medo, tem estreia exclusiva na plataforma a 25 de novembro.
https://www.imdb.com/video/vi4202154265/?playlistId=tt31711346&ref_=ext_shr_lnk

