undone

Undone: No Meio do Fumo, a Clareza?

Undone: No Meio do Fumo, a Clareza?

Quase três anos depois da primeira temporada, a série de animação do Amazon Prime Video regressou em abril com uma nova temporada. Além de manter a qualidade, «Undone» apresenta um maior discernimento narrativo.

Despedimo-nos de Alma Winograd-Diaz (Rosa Salazar) à frente de uma misteriosa cave, onde a protagonista de «Undone» aguardava o possível regresso do pai, Jacob (Bob Odenkirk), que tinha morrido na sua infância. Apesar disso, na primeira temporada, Alma contou com a ajuda do pai para descobrir um poder desconhecido, que permitiu à personagem viajar no tempo e observar, novamente ou pela primeira vez, acontecimentos da sua vida – ou da vida de pessoas próximas. Consequentemente, as mudanças nestes flashbacks tinham implicações diretas na linha temporada presente, pelo que a realidade se ia alterando recorrentemente.

undone

Na nova temporada, os contornos do talento escondido de Alma (e não só) ganham contornos mais concretos, bem desenvolvidos, que aproximam a personagem e a sua família do contexto que originou tudo. E com a ajuda próxima do pai, de volta à vida, também o braço-direito da filha na vida profissional. Não obstante, para quem pensava que isso resolvia tudo, desenganem-se: há novos mistérios à espreita e mais storylines para desvendar, nomeadamente com a mãe de Alma, Camila (Constance Marie), e a irmã Becca (Angelique Cabral).

«Undone» é uma série de animação visualmente cativante, que apresenta personagens “clones” dos atores que lhe dão voz. Uma escolha curiosa, combinada com traços “imperfeitos” e planos descomplexados, que casam na perfeição com a mística da série. Um tom sombrio que contribui para o ambiente mais pesado da trama, que carateriza a psyche de Alma, cujo comportamento tinha levantado a possibilidade de problemas psicológicos na personagem, e até uma intervenção.

Por seu lado, o argumento rápido e solto, com episódios de meia hora, tem a capacidade de manter o interesse na história que move «Undone». O espectador estabelece uma ligação de proximidade com Alma, acedendo ao mundo pelo olhar caótico desta, criando expetativas e suspeitas em relação ao que aconteceu e vai acontecer. Sem ser uma série propriamente inovadora, estamos perante uma série competente e que merece uma oportunidade.