THE OUTSIDER

THE OUTSIDER

A MELHOR SÉRIE DO ANO… ATÉ AO MOMENTO

Apenas superado por autores clássicos, Stephen King é o autor vivo que soma mais adaptações em cinema e TV, pelo que é raro o ano em que o seu nome não é mencionado na lista de novas séries e filmes. Atendendo à tendência, é também inescapável uma certa apreensão de “mais-do-mesmo”: o que ainda poderemos descobrir de novo nas suas histórias e na forma como estas renascem no ecrã? «The Outsider», da HBO, é um dos casos que atira o nosso preconceito ao chão.

Uma das primeiras grandes apostas da HBO em 2020 é a minissérie «The Outsider», baseada na obra de Stephen King publicada em 2018. 

Com um elenco de luxo, estrelado pelo também produtor Ben Mendelsohn, a trama de «The Outsider» gira em torno do homicídio macabro de uma criança, cujo principal suspeito, Terry Maitland (Jason Bateman) – comprometido por diversas testemunhas e provas físicas –, se apresenta como inocente. Depois das certezas absolutas, chegam as dúvidas (com novas provas de Defesa) e o mistério vai-se adensando. Não tarda a criar-se uma vasta teia de intrigas e mistério, que culmina com a chama de uma THE OUTSIDER: A MELHOR SÉRIE DO ANO… ATÉ AO MOMENTO ajuda improvável: Holly Gibney, interpretada por Cynthia Erivo, que começou 2020 em beleza, com dupla nomeação nos Óscares (sem vitórias). A sua personagem peculiar, a lembrar a falta de jeito social de Sheldon Cooper (Jim Parsons, «The Big Bang Theory»), é uma ferramenta essencial para a resolução do problema.

O ritmo narrativo é intenso, com twists constantes a intensificarem as dúvidas relacionadas com um caso, à partida, bastante evidente. A realidade confunde-se com o sobrenatural e, como não podia deixar de ser, a narrativa segue o rumo habitual de mistério e terror (aqui suave) que marca as histórias assinadas por Stephen King. Já o argumento, muito fiel ao estilo mais literário, funciona de forma fluída, também graças à própria
obra precedente, bem estruturada e que vai dando ao espectador novas informações na dose certa. A combinação com a fotografia e realização é de luxo.

BEN MENDELSOHN, CYNTHIA ERIVO

Os dois primeiros episódios são, inclusivamente, realizados por Jason Bateman, que cada vez mais se afirma como uma figura a ter em conta atrás das câmaras. Embora bem-sucedido na representação, com um currículo infindável de blockbusters, os prémios são pouco frequentes, a
verdade é que em setembro levou o primeiro Emmy da carreira… como Melhor Realizador em Série Dramática, por «Ozark». É, aliás, um estilo muito próximo – até em termos de fotografia, mais escuro –, sendo que quatro episódios de «The Outsider» foram dirigidos por outro recorrente da mesma série: Andrew Bernstein.

Embora o ano apenas agora tenha começado, a série criada por Richard Price – também responsável por «The Night Of» – já se destaca entre as boas apostas do novo ano. Seja pela história que agarra o espectador, seja pela excecução exímia do universo de King em televisão, a verdade é que a série se revelou um sucesso narrativo. Combinando de forma quase perfeita a vertente de crime/mistério policial com o imaginário sobrenatural, «The Outsider» tem a capacidade de criar um universo suficientemente verosímil, que depois é extrapolado através da incrível personagem de Erivo.


 

Este artigo faz parte do nº 74 da Revista Metropolis

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