Uma história de ação com algum conteúdo mas pouco trabalhada, «The Accountant – Acerto de Contas» não borra a pintura mas não transcende. A narrativa foca-se em Christian Wolff (Ben Affleck), um autista tão brilhante na matemática como em técnicas de combate. Com uma vida marcada pelas dificuldades nos relacionamentos interpessoais, Wolff torna-se num contabilista com atividades paralelas particularmente perigosas. Enquanto é investigado pelo agente Ray King (J.K. Simmons), da Divisão Criminal do Tesouro, Christian aceita um novo trabalho, no qual conhece a jovem contabilista Dana Cummings (Anna Kendrick), numa parceria que descobrirá uma fraude de milhões de dólares e que colocará as suas vidas em risco.

Com uma realização mais enérgica e acertada do que em «As Armas de Jane» (2016), Gavin O’Connor constrói um thriller de ação que não dá muito espaço ao suspense mas investe – e bem – na complexidade dramática do personagem principal. Todavia, o argumento falha ao não conseguir entrelaçar da melhor forma diferentes sub-tramas, acabando por tropeçar num caminho tortuoso que não acrescenta muito – a investigação criminal de que o protagonista é alvo não cativa e distrai do foco.

Ben Affleck não compromete, apesar de não ter uma interpretação verdadeiramente carismática. No cômputo geral acaba por elevar-se o irrepreensível J.K. Simmons, que garante bons momentos, apesar do seu arco narrativo pouco pertinente. Não obstante as suas falhas, o filme consegue um bom retrato do autismo, evidenciando os diferentes aspetos da doença em pequenos pormenores que vão pontilhando ao longo da obra.
«The Accountant – Acerto de Contas» tem uma premissa interessante e que, se fosse desenvolvida de outra forma, talvez resultasse num filme verdadeiramente vencedor. Desta forma, sobrevive à tangente e não ficará na memória dos admiradores de suspense.

Título original: The Accountant Realização: Gavin O’Connor Elenco: Ben Affleck, Anna Kendrick, J.K. Simmons, Jon Bernthal, Jean Smart, John Lithgow, Jeffrey Tambor. Duração: 128 min. EUA, 2016

ARTIGOS RELACIONADOS
INTERSTELLAR – IMAX (10º Aniversário)

O fim do mundo é uma premissa recorrente no cinema catástrofe que apetece desenvolver numa época como a que vivemos, Ler +

Interstellar
INTERSTELLAR IMAX (10º Aniversário)

O fim do mundo é uma premissa recorrente no cinema catástrofe que apetece desenvolver numa época como a que vivemos, Ler +

CONCLAVE – Globos de Ouro 2025

«Conclave» (2024), de Edward Berger, conduz-nos ao coração do Vaticano, revelando o universo secreto e intrigante de um conclave papal. Ler +

Unstoppable – trailer

Anthony Robles, nascido sem a perna direita, cresce em Mesa, no Arizona, criado pela sua mãe solteira, Judy Robles. Apesar Ler +

JUROR #2

Séneca (4 a.C. – 65 d.C.) alertou que “o início da salvação é o reconhecimento da culpa”, mas o saber Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.