Estreia hoje, 16, a nova temporada de «Shadow and Bone», na Netflix. A METROPOLIS teve acesso antecipado à série, baseada na saga desenvolvida por Leigh Bardugo.
Alina Starkov (Jessie Mei Li) está em fuga com Malyen Oretsev (Archie Renaux), na sequência do desenlace trágico da primeira temporada. Sem hipótese de esclarecer o seu papel no plano de Kirigan (Ben Barnes), a jovem, marginalizada praticamente desde que nasceu, tem de escapar a quem a quer deter, ao mesmo tempo que tenta travar a ferocidade do Sulco, que ameaça a sobrevivência de Ravka. É neste ponto que encontramos a narrativa, cerca de dois anos depois da estreia absoluta de «Shadow and Bone» na Netflix.
Por sua vez, e surpreendendo um total de zero pessoas, também Kirigan sobreviveu e tem planos próprios para o Sulco. Contando, aliás, com novos ajudantes para levar a cabo os seus objetivos. Com essa ameaça presente no seu subconsciente, Alina tenta estabilizar a sua personalidade e o seu poder, contornando o poder de manipulação que o vilão mantém sobre ela.

A storyline principal acontece ao mesmo tempo que Kaz Brekker (Freddy Carter), Jesper Fahey (Kit Young) e Inej Ghafa (Amita Suman) procuram regressar a casa, encontrando um antagonismo mais forte do que o esperado. Para isso muito contribui Pekka Rollins (Dean Lennox Kelly), que complica ainda mais, como se tal fosse possível, a vida dos “Crows”.
Com dois núcleos ora em fuga, ora à beira do combate, «Shadow and Bone» vai viajando entre o misticismo e a dimensão pessoal, com recurso a feedbacks para dar a conhecer segredos do passado, que depois dão novo significado a conhecimentos do presente. Em constante risco, não há muita confiança que escapem todos com vida da segunda temporada. Além disso, com o tom da série em crescendo, a trama caminha para, mais uma vez, terminar com intensidade máxima.
Não obstante, a aposta da Netflix volta a insistir no lado romanceado, com alguns acontecimentos a precipitarem-se logo no primeiro episódio para tentar agarrar as audiências. Parece algo estranho que, numa altura em que correm um sério risco de vida, e devem fugir a toda a velocidade, algumas personagens estejam mais preocupadas com longas declarações e trocas de carinho. Curiosamente, a ação parece “parar” para que este momento decorra sem males maiores. Um claro “piscar de olho” ao público que tanta alegria tem dado a este streaming noutras séries. No entanto, resta saber se vai agradar aos fãs da saga…