Sessões comentadas do documentário “A Irmandade da Sauna”

Sessões comentadas do documentário “A Irmandade da Sauna”

Sessões comentadas do documentário “A Irmandade da Sauna” – 29 de Fevereiro com a associação MUTIM e a 8 de Março – Sessão Especial Dia da Mulher.

Chega esta quinta-feira às salas de cinema nacionais “A Irmandade da Sauna” (“Smoke Sauna Sisterhood”), documentário inspirado na tradição da sauna de fumo na Estónia, incluída na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO desde 2014, vencedor dos Prémios de Melhor Realização no Festival de Sundance e de Melhor Documentário Europeu nos European Film Awards.

Na escuridão da sauna de fumo, mulheres partilham os seus segredos mais profundos e experiências mais íntimas. Conversam sobre o tempo que passa, a vida, a doença, os traumatismos, o amor, a sexualidade, a intimidade e a morte. Através de uma sensação de comunhão, lavam a vergonha confinada nos seus corpos e recuperam a sua força.

Por ocasião da estreia do filme, estão marcadas duas sessões especiais em Lisboa.

** Quinta, 29 de Fevereiro – 19h50 – Cinema City Alvalade
Sessão especial em parceria com a MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento.
A projecção do filme será seguida de uma conversa com Rita Benis e Mariana Liz, membros-fundadoras da associação.

Rita Benis é argumentista de cinema, premiada, tendo colaborado, entre outros, com Teresa Villaverde, Margarida Gil, Jorge Cramez, Pedro Figueiredo Neto, Inês Oliveira, António Cunha Telles, Vincent Gallo e Catherine Breillat. Investigadora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, encontra-se a concluir um doutoramento sobre o argumento cinematográfico em Manoel de Oliveira (bolsa FCT). Enquanto professora leccionou Argumento Cinematográfico, Adaptação Literária e História do Cinema. Co-editora do volume Escrita e Imagem (Documenta 2020), tem traduzido e publicado diversos textos sobre a relação entre cinema e escrita.

Mariana Liz é Professora em Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Coordena o cluster de investigação Cinema, Audiovisual e Imaginários Contemporâneos no Centro de Estudos Comparatistas da FLUL. Tem trabalhado sobre a ideia de Europa na ficção contemporânea, a história transnacional do cinema português, e a ligação entre género e a imagem em movimento. É autora de monografias e artigos científicos, e co-organizadora de Realizadoras Portuguesas: Cinema no Feminino na Era Contemporânea.

**Sexta, 8 de Março – 20h30 – Cinema Fernando Lopes
Aproveite uma sessão de cinema entre amigas no Dia Internacional dos Direitos das Mulheres. O filme será seguido de uma conversa por Zoom com a realizadora estónia Anna Hints.

Os bilhetes para as duas sessões podem ser adquiridos nos locais e nos sites dos cinemas.