Sessão Especial – «Suaves e Silenciosas» – Cinema Fernando Lopes

Sessão Especial – «Suaves e Silenciosas» – Cinema Fernando Lopes

“Far-Right Ladies Night”, “Neo-Nazi Karens Are Your Worst Nightmare”: são alguns dos títulos de críticas ao filme “Suaves e Silenciosas”, primeira longa-metragem da realizadora Beth de Araújo, um thriller intenso sobre o horror da supremacia branca contemporânea que se esconde no dia-a-dia, com estreia marcada a 2 de Maio, no Cinema Fernando Lopes em Lisboa.

Filmado em tempo real, “Suaves e Silenciosas” segue uma tarde na vida de Emily, supremacista branca e professora primária. Emily organiza a primeira reunião do clube “Filhas pela União Ariana” e doutrina um grupo de mulheres de extrema-direita. Quando decidem continuar a reunião na casa de Emily, param num supermercado para comprar bebidas. Começa então uma discussão entre duas irmãs sino-americanas e o grupo, dando origem a uma cadeia descontrolada de eventos.

“Quando decidi fazer este filme – explica a realizadora assinalada nas 25 Novas Caras do Cinema Independente, da Filmmaker Magazine – perguntaram-me porque o queria fazer. Porque quereria despender tanto tempo e atenção com mulheres brancas supremacistas? Que objectivo teria em observá-las? Quando me fazem essa pergunta, penso logo que podemos evitar o tópico e fingir que elas não existem. É um alívio conseguir evitar as pessoas como as mulheres retratadas no filme, e pensar que, se as ignorarmos, elas não estão lá. Esse conforto é típico da supremacia branca. É um alívio que eu nunca senti, porque estas mulheres são uma ameaça existencial e física diária para mim. (…) Escolher observar e seguir estas mulheres é escolher confrontá-las e obrigar todos os espectadores a confrontarem-se a si mesmos (…) Acredito que também devem existir filmes que nos desafiem.”

O frenético “Suaves e Silenciosas” foi apresentado em estreia nacional no IndieLisboa’22 e pode ser visto a partir de 2 de Maio, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa. O cinema organiza também uma sessão especial a 3 de Maio, pelas 21h30, com a presença da deputada do Bloco de Esquerda Leonor Rosas e da programadora do IndieLisboa Ana Cabral Martins. Os bilhetes para a sessão podem ser adquiridos no local e no site do cinema.