Após ganhar nove prémios na última edição dos Emmys, pela sua última temporada, «Schitt’s Creek» chega aos canais TVCine. A nova série das quintas-feiras estreia já amanhã, no TVCine Emotion, pelas 22h10.
Apesar de ter passado muito tempo longe do radar das principais cerimónias de prémios, «Schitt’s Creek» foi consolidando o seu lugar entre a audiência e os críticos. Com um total de seis temporadas, a série criada por Eugene e Dan Levy encontrou o êxito já perto da despedida, vencendo as principais categorias de Comédia nos Emmys deste ano. Agora, chega finalmente a Portugal, naquela que é uma das principais conquistas recentes dos canais TVCine, numa altura em que competem com um número elevado de serviços de streaming.
«Schitt’s Creek» retrata a história da família Rose, composta por Johnny (Eugene Levy), Moira (Catherine O’Hara), David (Dan Levy) e Alexis (Annie Murphy). Habituados a levar uma vida de luxo, veem a sua realidade mudar drasticamente quando as autoridades penhoram todos os seus bens valiosos, na sequência da burla de uma pessoa da confiança de Johnny. O clã fica apenas com Schitt’s Creek, uma localidade que o patriarca comprou por capricho, já que o Governo não lhe confere qualquer valor. A piada faz-se sozinha.
A família Rose acaba no motel de Schitt’s Creek, de higiene duvidosa e em más condições. Recebido pelo presidente da Câmara, Roland Schitt (Chris Elliott), uma figura muito questionável e sem noção, o quarteto fica logo mal impressionado e com vontade de ir embora. Mas, verdade seja dita, não tem para onde ir. Junta-se a também desajeitada Stevie (Emily Hampshire) que, apesar da sua pouca simpatia, tenta ajudar os mais novos na adaptação à pacata localidade. Embora todos os intervenientes sejam tendencialmente caricaturais, de facto a fórmula resulta.
A comédia física e de diálogo desenvolve-se com naturalidade e de forma cativante, muito graças ao seu trio de veteranos, de qualidade reconhecida: Eugene Levy, Catherine O’Hara e Chris Elliott. Não obstante, Dan Levy e Annie Murphy, com personagens mais estereotipadas, são uma agradável surpresa. A sitcom mantém um bom ritmo e os 30 minutos por episódio passam num ápice.
Uma “tragicomédia” familiar, a trama tem igualmente a capacidade de abordar temas sérios, ainda que numa perspetiva humorística. A riqueza pelo exagero, a falta de humildade e consequente inadaptação, a educação dos poderosos e a marginalização da diferença são alguns dos tópicos em destaque. E, mesmo que maioritariamente nos façam rir, a substância da mensagem está lá… e a crítica social também.
Mais vale tarde do que nunca. Este ditado popular faz todo o sentido quando aplicado a «Schitt’s Creek», que chega a Portugal cinco anos depois da sua estreia mundial. Outrora um underdog televisivo, a série é lançada agora com outro currículo e aparato. O primeiro episódio é emitido amanhã, 19, às 22h10 no TVCine Emotion.