«Raya e o Último Dragão» é uma vasta fantasia épica que se inspirou nas lendas do Sudeste Asiático, na região que engloba a Tailândia, a Malásia, a Indonésia e as Filipinas. Em termos de design, fluidez de movimentos e animação é arrasadora traduzindo a beleza dos cenários e pormenores inspirados na riqueza ancestral do Sudeste Asiático.
Kumandra é uma terra imaginária que vivia em harmonia, mas onde o ódio e a ganância dos humanos acabam por gerar uma praga destruidora de criaturas místicas, os Druun (simbolizados pelo fogo e a morte), que petrificam os seres vivos. Os dragões simbolizam a água e a vida e sacrificam-se para salvar a humanidade. Contudo, o sacrifício destes implicou um desequilíbrio no ecossistema. O filme conta a história da jovem Raya (voz de Kelly Marie Tran) que se encontra numa missão para encontrar o último dragão e assim unir povos desavindos desafiando os representantes destes a ter um objectivo comum: acabar com a praga que consome Kumandra e construir um futuro melhor.

As personagens centrais são femininas, além de Raya e a sua antagonista Namaari (Gemma Chan) também se inclui o outro trunfo animado do filme, a dragão Sisu (voz de Awkwafina) que é uma lufada de ar fresco sempre que surge em cena.

Raya (voz de Kelly Marie Tran)

A história desenrola-se em ambientes distintos nas várias terras de Kumandra (deserto, água, neve, dia e noite), algo que ofereceu aos animadores uma enorme palete para dar azo à imaginação. As sequências de acção são frenéticas e a montagem vertiginosa. Também temos lutas que são minuciosamente coreografadas como se se tratasse de um bailado ou momentos de reflexão que são autênticos postais ilustrados graças aos belos cenários digitais que estão em pano de fundo.

O filme que tem a sua voz e zela pelo avanço das fronteiras da animação digital e, apesar da aventura episódica, a história vale pelo seu todo. «Raya e o Último Dragão» tem uma mensagem global e urgente para os mais novos sobre o valor emergente da amizade e entreajuda onde as vitórias são alcançadas pela empatia e não pelo confronto.

Título original: Raya and the Last Dragon Realização: Don Hall, Carlos López Estrada, Paul Briggs Elenco (vozes): Kelly Marie Tran, Awkwafina, Gemma Chan. Duração: 107 min. EUA, 2021

ARTIGOS RELACIONADOS
O SEGREDO DOS PERLIMPS

A recente vitória da Letónia nos Óscares com «Flow», experimento sem palavras egresso de Un Certain Regard de Cannes, mostra Ler +

Super Charlie – trailer

Willie, de 10 anos, sempre sonhou em tornar-se um super-herói e combater o crime ao lado do seu papá, que Ler +

A Mais Preciosa Mercadoria – trailer

Estreia em Maio, no mês em que se assinala o 80º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial, a animação Ler +

Tron: Ares – trailer

Tron: Ares foi realizado por Joachim Rønning a partir de um argumento de Jesse Wigutow e Jack Thorne. É uma Ler +

Rick and Morty 8ª Temporada – brevemente na Max

A série número 1 da Adult Swim que acompanha um cientista genial sociopata que arrasta o seu neto inerentemente tímido Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.