Um dos mestres do cinema contemporâneo, Quentin Tarantino tem em «Pulp Fiction» a sua obra-prima. Complexa, profundamente intrincada e surpreendente, a obra entrecruza quatro histórias tão diferentes entre si, mas iguais na intensidade. Entre um gangster que se apaixona pela mulher do chefe, um boxeur a quem uma luta não corre bem, dois assassinos a soldo e um casal de bandidos que tenta executar um plano de roubo, Tarantino mostra uma realização extravagante e provocadora, com uma violência exacerbada como forma de chocar o espectador e expor a podridão humana, mas também uma narrativa com uma construção invulgar e inovadora, que prende o espectador a cada momento. O cineasta pontilha a trama com deliciosos diálogos e uma voluptuosa banda-sonora, que o próprio também escolhe. Tudo marcas que se revelariam muito próprias da obra de Tarantino – afinal, «Pulp Fiction» foi, apenas, uma das primeiras longas-metragens do realizador e a lenda apenas se começava a contar.
O que também sempre fez parte da identidade do cineasta é uma aposta inexorável no elenco. Neste filme, os atores são de luxo, mas o realizador também lhes permite criar e mostrar novas facetas. Através de personagens intrinsecamente complexas, atores como Samuel L. Jackson, John Travolta, Uma Thurman, Tim Roth e Bruce Willis têm, ao comando de Tarantino, algumas das melhores interpretações das suas carreiras. Muitos deles viriam a voltar a trabalhar com o realizador, como Thurman, que se tornaria na inesquecível protagonista dos dois volumes de Kill Bill.
Nada nos filmes de Tarantino é por acaso. Cada plano, fala e música são detalhes a que o cineasta presta atenção. E, em «Pulp Fiction», encontramos o cineasta na sua forma mais pura, numa obra que sintetiza de forma épica a identidade deste realizador. Carregado de momentos que viriam a tornar-se icónicos, «Pulp Fiction» é mais do que um filme, é um pouco da História do Cinema projetada na tela.
Título original: Pulp Fiction Realização: Quentin Tarantino Elenco: John Travolta, Uma Thurman, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Tim Roth, Ving Rhames, Rosanna Arquette, Eric Stoltz Duração: 154 min. EUA, 1994
[Texto originalmente publicado na Revista Metropolis nº70, Agosto 2019]
https://www.youtube.com/watch?v=tGpTpVyI_OQ