“Les Graines du Figuier Sauvage” — eis uma tradução possível: “As sementes da figueira selvagem” — ficará como um dos símbolos mais fortes da 77ª edição do Festival de Cannes. O seu realizador, o iraniano Mohammad Rasoulof, fugiu do seu país, via Alemanha, para não voltar a ser preso e poder estar na Côte d’Azur a apresentar aquele que é um drama pungente sobre as formas de repressão no Irão e, muito em particular, as tensões emergentes depois da morte de Mahsha Amini (falecida em circunstâncias suspeitas, depois de ter sido presa por não usar o hijab de acordo com as regras definidas pelas autoridades governamentais).

Seja como for, importa acrescentar que “Les Graines du Figuier Sauvage” está longe de ser um panfleto esquemático. Estamos perante um notável objecto de cinema, além do mais capaz de expor o modo como uma determinada conjuntura política (e, neste caso, também religiosa) contamina o universo aparentemente estável de uma família “como as outras”.

Tudo isto sem esquecer que a subtileza narrativa de Rasoulof encontra um eco fundamental numa talentosa galeria de actores e actrizes — viva o grande cinema iraniano!

João Lopes

ARTIGOS RELACIONADOS
MOTEL DESTINO

A todos dias e a todas as horas, encontra-se areia nas camas do Motel Destino, hospedaria para amores fugazes localizada Ler +

Metropolis 107

Ler revista online Descarregar PDF Metropolis 107 Esta edição da revista METROPOLIS apresenta uma ampla cobertura da 77ª edição do Ler +

POSTAL DE CANNES – 25 MAIO 2024

Escusado será lembrar que, no domínio artístico, um ponto de vista individual, seja ele qual for, não serve para legitimar Ler +

POSTAL DE CANNES – 23 MAIO 2024

A inesquecível imagem final de "Os 400 Golpes" (1959), com Jean-Pierre Léaud a expor uma solidão radical, imensa como o Ler +

POSTAL DE CANNES – 22 MAIO 2024

À esquerda, vemos Jeremy Strong e lembramo-nos logo do seu Kendall Roy em "Succession": o olhar ansioso, a mesma crispação Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.