POSTAL DE CANNES – 17 MAIO 2024

POSTAL DE CANNES – 17 MAIO 2024

Digamos, para simplificar, que Paul Schrader (77 anos) é um dos grandes narradores de Hollywood, pelo menos desde que assinou o argumento de «Taxi Driver» (1976). Ele está de novo na competição de Cannes com “Oh Canada”, notável trabalho duplo — argumento & realização — que tem como base o romance “Foregone”, de Russell Banks.

No seu centro está a personagem de um cineasta da área documental que, à beira da morte, dá uma entrevista para recordar o modo como se tornou um símbolo de resistência à guerra do Vietname, fugindo para o Canadá de modo a evitar a mobilização para o serviço militar…

Os factos são infinitamente mais complexos do que as suas aparências e «Oh Canada» consegue ser, de uma só vez, um dramático exercício de introspeção e um multifacetado fresco histórico de um tempo de muitas convulsões nos EUA. Nota importante: para além do reencontro com Uma Thurman, descobrimos no papel central o magnífico Richard Gere, mais de quatro décadas depois de ter interpretado «American Gigolo» (1980), também sob a direcção de Schrader.

João Lopes