O Primeiro Homem na Lua

O PRIMEIRO HOMEM NA LUA

O PRIMEIRO HOMEM NA LUA

Dois anos depois «La La Land – Melodia de Amor», a dupla formada por Damien Chazelle e Ryan Gosling juntou-se em «O Primeiro Homem na Lua», um filme que de certa forma antecipa a celebração dos 50 anos da missão espacial Apollo 11.

Damien Chazelle procura mostrar mais do que vimos e conhecemos sobre a chegada de Neil Armstrong à lua. Reconstitui as diversas etapas, os falhanços e os sucessos das sucessivas missões, a pressão política e pública a que a NASA esteve sujeita, e coloca o espectador perante a perspetiva dos astronautas nos diferentes testes e nos voos que efetuaram.

O filme vai preenchendo as etapas que desconhecemos até ao desfecho da quinta missão espacial tripulada do programa Apollo. Leva-nos até lá propondo uma visualização da lua e uma encenação dramática da forma como Neil Armstrong viveu aquele momento. Essa conclusão, o clímax narrativo, é um pequeno passo para um filme que não atinge uma escala metafísica nem emocional.

O melhor do filme não é objetivo, mas o caminho que se percorre para chegar lá. Fazendo justiça ao título, «O Primeiro Homem na Lua» é um ‘biopic’ que tem a capacidade de mostrar o protagonista de um feito extraordinário como um homem ressentido por razões familiares, e discreto na forma como assume as diferentes etapas do seu percurso, desde piloto de testes até ser escolhido para comandar a missão final.

Damien Chazelle consegue adequar-se aos diferentes filmes que faz e nenhum repete o anterior – «O Primeiro Homem na Lua» é menos enérgico do que «Whiplash – Nos Limites» e não tem o empolgamento visual e artístico de «La La Land: Melodia de Amor», isso não impede que enriqueça uma etapa da história da humanidade de uma forma cinematográfica e dramática correta e original.

«O Primeiro Homem na Lua» deverá encontrar o seu espaço na próxima temporada de prémios, quanto mais não seja pela oportunidade do momento – o filme estreia-se meio século depois da primeira alunagem que aconteceu a 20 julho de 1969.

Título original: First Man Realização: Damien Chazelle Elenco: Ryan Gosling, Claire Foy, Jason Clarke, Kyle Chandler, Ciarán Hinds, Corey Stoll Duração: 141 min EUA, 2018

[Texto originalmente publicado na revista Metropolis nº63, Outubro 2018]