O Criador – antevisão

O Criador – antevisão

O advento da inteligência artificial tem sido particularmente patente nos últimos tempos e, em alguns casos, com alguma polémica à mistura, como são exemplos o ChatGPT ou os casos de deepfake. Também o Cinema tem usado as ferramentas tecnológicas ao seu dispor, como em «Indiana Jones e o Marcador do Destino» (2023), em que foi possível rejuvenescer, em décadas, o octogenário Harrison Ford. A par das novidades tecnológicas, são também levantadas questões relativamente à sua utilização, incluindo a salvaguarda para que a máquina não ganhe ao Homem. E este é um tema que não é, de todo, novo, na Sétima Arte, como nos mostrou «O Exterminador Implacável» (1984), de James Cameron, numa saga cinematográfica também longeva.

Em «O Criador», falamos de um futuro em que já está instalada a guerra entre Homem e forças de inteligência artificial, num cenário em que as máquinas poderão vencer se conseguirem apoderar-se de uma arma especial. O personagem principal consegue, de facto, atravessar as linhas inimigas e chegar ao coração do território ocupado, mas acaba por descobrir que a tal arma existe na forma de uma pequena criança, o que abala, por completo, a sua missão.
Gareth Edwards regressa à realização após «Rogue One: Uma História de Star Wars», num filme em que também assina o argumento, juntamente com Chris Weitz, nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado por «Era Uma Vez Um Rapaz» (2002). Hans Zimmer, vencedor de dois Óscares, assina a banda-sonora de «O Criador».

A obra conta com John David Washington como protagonista, que tem cimentado a sua carreira nos últimos anos, com destaque para «BlacKkKlansman: O Infiltrado» (2018), «Tenet» (2020) e «Amesterdão» (2022). Em «O Criador», conta com a companhia de Allison Janney, Gemma Chan, Ken Watanabe e Ralph Ineson.

História: Num futuro distópico em que os humanos travam uma guerra contra as forças da inteligência artificial, Joshua (John David Washington), um antigo elemento das forças especiais, é escolhido para caçar e matar o Criador, o arquiteto responsável por uma arma que poderá acabar com a Humanidade.
Realizador: Gareth Edwards («Godzilla», 2014; «Rogue One: Uma História de Star Wars», 2016)
Elenco: John David Washington, Gemma Chan. Allison Janney, Ken Watanabe
Data de estreia: 28 de setembro