«O Cowboy do Asfalto» é um caso sério de poesia urbana. Idris Elba e Caleb McLaughlin são os protagonistas de um filme Netflix baseado numa longa tradição da cidade de Filadélfia. O centro da narrativa é uma história de crescimento na viagem de descoberta entre pai e filho.
Cole (Caleb McLaughlin) abandona Detroit, por problemas na escola, e vai viver para junto de Harp (Idris Elba), o pai que vive em Filadélfia. A escolha é simples: regras e trabalho versus a rua e o crime. Caleb McLaughlin interpreta imaculadamente o papel de Cole, um jovem que muitos conhecem do fenómeno «Stranger Things» da Netflix. É maravilhoso vê-lo crescer no ecrã, é um nome a fixar. Idris Elba tem um registo elegante e estoico, ao longo da história descobrimos que o seu personagem (Harp) carrega um passado turbulento e de arrependimento. Vê-lo nas ruas de uma cidade americana remeteram-me para a sua performance em «The Wire» (2002-2004), na altura desconhecia que era britânico tal era a sua diabólica interpretação do gangster Russell ‘Stringer’ Bell.
O pano de fundo deste filme é a forma de vida de um grupo de pessoas de Filadélfia que preserva a muito custo uma tradição. Os cowboys negros e os cavalos que caíram em desuso na malha urbana ao longo do século XX, o novo século trouxe a gentrificação resultando no desaparecimento dos espaços para estábulos e picadeiros na cidade. O enredo estabelece uma ponte entre o carinho pelos cavalos e a amizade entre as pessoas que permite encontrarmos paralelismos nas relações ao mesmo tempo que Cole reflete sobre a sua vida.
Na sua primeira longa-metragem Ricky Staub apresenta uma obra intimista, co-assinou o argumento com Dan Walser. O argumento e a realização de Ricky Staub projectaram uma realidade que muitos desconheciam, o filme faz o contraponto da belíssima história de crescimento perante a dureza da vivência nas ruas, o foco também vai para uma tradição em vias de extinção com um importante papel na comunidade (vejam os créditos finais). Num substrato economicamente desfavorecido, encontramos a riqueza em termos de alma e humanidade.
A finalizar, é obrigatório assinalar a presença na obra de vários intervenientes que são realmente cowboys e figuras reais da zona onde se desenrola o filme. Eles trazem autenticidade nos desempenhos inspirados nas suas próprias vidas dando um cunho dramático e realista num filme despretensioso que perdura na memória.
Título original: Concrete Cowboy Realização: Ricky Staub Elenco: Idris Elba, Caleb McLaughlin, Lorraine Toussaint. Duração: 111 min. EUA/Reino Unido, 2020