A Upper Side – Career Management & Advisory, em parceria com o Cinema Fernando Lopes, apresenta a mostra LUZ & SOMBRA: Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo, uma iniciativa que convida o público a refletir sobre as transformações do mundo laboral e os seus impactos individuais e coletivos através do olhar do cinema.

Com um total de 10 filmes, a mostra terá entrada gratuita, mediante inscrição online e capacidade da sala, e propõe uma viagem cinematográfica pelos desafios profissionais, impactos sociais e dilemas individuais enfrentados no universo do trabalho contemporâneo.

Uma programação que reflete o mundo laboral

Dividida em três eixos temáticos, a programação da mostra explora diferentes perspetivas do trabalho:

  • Desafios – Gestão, Liderança e Impacto das Decisões na Sociedade – Os desafios da gestão empresarial, a pressão da produtividade e as crises financeiras com impacto social.
  • Conflitos – Equilíbrio entre Vida Pessoal e Vida Profissional – O confronto entre dignidade e sobrevivência, explorando questões como precariedade, luta sindical e como isso se reflete nos trabalhadores e comunidades.
  • Recomeços – Reinvenção e Novas Oportunidades – A busca por novos caminhos profissionais, requalificação e mudanças de carreira.

Destaques da Mostra

A sessão de abertura é já no dia 27 de fevereiro com o filme “Homens de Negócios” (The Company Men, de John Wells), um retrato poderoso sobre os efeitos da crise económica na vida dos trabalhadores e, ao longo do ano e até Fevereiro de 2026, serão exibidas obras icónicas como “Margin Call – O Dia Antes do Fim”, “Eu, Daniel Blake” e a trilogia do cineasta francês Stéphane Brizé, uma das vozes mais relevantes do cinema contemporâneo na abordagem das dinâmicas laborais: “A Lei do Mercado”, “Em Guerra” e “Um Outro Mundo” – retratos intensos do impacto das políticas neoliberais no mundo laboral, abordando desde o desemprego até a resistência sindical e os dilemas dos gestores frente à pressão corporativa num contexto de crescente desigualdade e exploração. O encerramento da mostra será no dia 26 de fevereiro de 2026, com a exibição do clássico e inspirador “Jerry Maguire” (1996, Cameron Crowe).

Programação da Mostra

27/02/2025

Homens de Negócios, de John Wells

20/03/2025

Margin Call – O Dia Antes do Fim, de J.C. Chandor

17/04/2025

Nas Nuvens, de Jason Reitman

15/05/2025

Um Outro Mundo, de Stéphane Brizé

05/06/2025

Em Guerra, de Stéphane Brizé

25/09/2025

A Lei do Mercado, de Stéphane Brizé

16/10/2025

Eu, Daniel Blake, de Ken Loach

13/11/2025

Ouistreham – Entre Dois Mundos, de Emmanuel Carrère

29/01/2026

O Chef, de Jon Favreau

26/02/2026

Jerry Maguire, Cameron Crowe

A iniciativa pretende assinalar e celebrar o 10º aniversário da Upper Side – Career Management & Advisory, e surge num momento de crescente debate sobre a evolução do mercado de trabalho, sendo uma oportunidade única para refletir sobre as relações laborais e os desafios do futuro.

Local: Cinema Fernando Lopes – Campo Grande, 376 – Lisboa

Início: 27 de fevereiro de 2025

Entrada gratuita (mediante inscrição online e capacidade da sala): FORMULÁRIO

ARTIGOS RELACIONADOS
Bugonia

Nas palavras da atriz Emma Stone, «Bugonia», do cineasta grego Yorgos Lanthimos, apresenta uma visão "divertida e lixada" do mundo Ler +

O Riso e a Faca

Pedro Pinho não faz filmes para passar o tempo ou para dar boleia a clichés. Faz filmes como quem arranca Ler +

Alpha

Havia algo em «Titane» para lá das reacções altamente negativas perante a sua conquista à Palma de Ouro (num ano Ler +

O JUVE — Encontros do Cinema e da Literatura Infantojuvenil

Entre 22 a 25 de outubro, Baião voltou a ser o lugar onde a juventude, a imaginação e o cinema Ler +

O Beijo da Mulher Aranha

Quem é fã de filmes musicais provavelmente já deu por si a tentar explicar, a um cético, os méritos deste Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.