Metropolis 69

A edição que assinala o sétimo aniversário da METROPOLIS coincide com o balanço que fazemos da 72ª edição do Festival de Cannes.

Nas próximas páginas encontrará a mais abrangente perspetiva proposta a partir de Portugal sobre a seleção oficial competitiva, incluindo alguns dos filmes mais interessantes exibidos no Un Certain Regard , em sessões especiais fora de competição, e nas competições paralelas da Quinzena dos Realizadores e da Semana da Crítica.

Esta edição do Festival de Cannes, que foi acompanhada por quatro colaboradores da METROPOLIS, revelou obras estimulante do ponto de vista artístico e temático em todas as áreas do Festival. Surgiram diversos filmes que renovam as narrativas dos géneros tradicionais (melodrama, comédia e terror…) e propostas estimulantes sobre problemas atuais da vivência social.

A diversidade e quantidade dos bons filmes exibidos está espelhada nas escolhas finais que fazemos para a Palma de Ouro. São quatro olhares, quatro preferências, e nenhuma é coincidente com o outra – curiosamente, duas dessas escolhas foram distinguidas com a Palma de Ouro atribuída pelo júri do Festival e com o prémio da Fipresci – Federação Internacional de Críticos de Cinema.

Celebramos o Festival de Cannes através de meia centena de filmes que de alguma forma (estreia em sala, ‘streaming’ ou VOD…) terão distribuição e encontrarão o seu público no decorrer dos próximos meses. Esta é a primeira grande janela para a temporada de cinema 2019/2020.

É oportuno e feliz celebrar o sétimo aniversário assim. Aproveitem os filmes e obrigado por nos acompanharem ao longo deste tempo!

TIAGO ALVES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Arigos recentes