«Mestre da Fuga» é um filme de entretenimento irreverente de origem polaca que resultou num eficaz cocktail de factos verídicos, humor absurdo e acção. «Mestre da Fuga», que chega a muitos países graças à Netflix, baseia-se na vida de Zdzislaw Najmrodzki, um verdadeiro artista de escape que colocou um país em polvorosa com as suas sucessivas evasões – algumas delas bem mirabolantes – mesmo debaixo do nariz da ditadura polaca. A acção desenrola-se antes da queda do muro de Berlim, num país pobre e anémico devido à corrupção e incompetência política que florescem sob o olhar atento da União Soviética que patrocina os governos fantoche do bloco do leste europeu. O argumento celebra o que para muitos era um herói do povo, uma figura de culto que nunca matou e que criava esquemas para democratizar o consumo ao roubar aos ricos para vender no mercado negro. Najmrodzki claramente misturava a adrenalina do assalto com o prazer e o descaramento de roubar símbolos de autoridade e corrupção ao mesmo tempo que tinha a sua cabeça a prémio e o carinho e a admiração do povo.
O realizador e co-argumentista Mateusz Rakowicz conseguiu criar uma história carregada de energia e um protagonista electrizante na figura de Najmrodzki, personificada por Dawid Ogrodnik. Evidentemente foram tomadas liberdades criativas em prol de uma história inacreditável. A narrativa foca as fugas do contorcionista, a sua personalidade, o confronto com o antagonista da milícia polaca, um romance intenso com uma jovem e a desavença com um elemento do seu gang. Além das boas performances do elenco uma palavra para a realização de Mateusz Rakowicz que transmitiu lindamente através da sua câmara o absurdo e a loucura da vida de Najmrodzki.
Título original: Najmro: Kocha, kradnie, szanuje Realização: Mateusz Rakowicz Elenco: Dawid Ogrodnik, Robert Wieckiewicz, Rafal Zawierucha Duração: 100 min. Polónia, 2021
https://www.youtube.com/watch?v=uqu3apNB35k