Mariana B. Camacho

Mariana B. Camacho no Alvalade Cineclube

Mariana B. Camacho no Alvalade Cineclube

Mariana B. Camacho é a convidada musical do Alvalade Cineclube para celebrar o Dia do Cinema Europeu Independente. A jovem artista, que já passou pelo The Voice Portugal com uma versão singular de “Maio Maduro Maio”, dá um concerto a solo no palco do Centro Cívico Edmundo Pedro, em Lisboa, este domingo 14 de Novembro. “O tempo de baixo, o tempo de cima ou o mundo está a girar” é o título do seu trabalho. “Entre canções originais e referências mais ou menos explícitas ao repertório eclético que tenho vindo a colecionar, monto uma obra onde as camadas sonoras vão crescendo e as influências se cruzando numa collage muito pessoal. Sirvo-me essencialmente de loops de voz e teclados, assim como de samples rítmicos e excertos de entrevistas, para fazer de mim um coro-orquestra. Esta é a minha carta de apresentação, onde cabem Caetano Veloso e John Cage, aliens, pescadores e ceifeiras. Cabe o Atlântico e o Mediterrâneo, o ar húmido do Brasil e o vento seco de Marrocos. No meio, a Madeira, sempre. Cabe Punk d’Amour, Chomsky, a Dima, a senhora de 90 anos que conheci no autocarro e caibo eu”, diz Mariana.

O Dia do Cinema Europeu Independente celebra-se no Alvalade Cineclube pela primeira vez. O grupo de Lisboa integra o European Arthouse Cinema Day, uma iniciativa da CICAE – Arthouse Cinema. A 14 de Novembro é oferecido um programa que começa com filmes de animação inéditos em Portugal, vencedores do Festival international du film d’animation d’Annecy, um exclusivo nacional do cineclube. Para os graúdos haverá um concerto de Mariana Camacho e a projecção de “O País das Maravilhas”, filme vencedor do Grande Prémio do júri no Festival de Cinema de Cannes em 2014, assinado pela realizadora italiana Alice Rohrwacher. A escolha é da própria cantora, a quem foi dada carta branca para a sessão.

Assinalado anualmente o Dia do Cinema Europeu Independente é uma iniciativa do CICAE e da Europa Cinemas que se unem para celebrar o empenho das salas de cinema em prol de uma diversidade cultural viva na Europa através de programas riquíssimos e exclusivos. Mais de 600 cinemas em mais de 40 países participam, desde 2016.

Programa 14 NOV Dia do Cinema Europeu Independente

🕚 11:00 Sessão especial vencedores de Annecy
🕔 17:00 “O tempo de baixo, o tempo de cima ou o mundo está a girar” com Mariana B. Camacho
🕖 19:00 O País das Maravilhas [FIC. Alice Rohrwacher, 2014]


  • Todas as sessões do Alvalade Cineclube contam com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e são de entrada livre e gratuita. As projecções têm lugar no Centro Cívico Edmundo Pedro, em Alvalade, sempre às 21h00 (programação para maiores 12 anos).

Fonte: Alvalade Cineclube

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Artigos