Magic of Disney's Animal Kingdom

Magic of Disney’s Animal Kingdom | Disney+

Magic of Disney’s Animal Kingdom | Disney+

Os bastidores dos parques temáticos da Disney são os protagonistas do novo original National Geographic, «Magic of Disney’s Animal Kingdom». A série tem estreia marcada para amanhã no Disney+ e a Metropolis já viu os oito episódios.

A viagem é promissora: «Magic of Disney’s Animal Kingdom» abre as portas de um universo habitualmente inacessível. O afamado “Animal Kingdom”, localizado em Orlando, Flórida, é visto a partir dos bastidores, com foco principalmente na relação entre os tratadores e os animais. Como trio de protagonistas, o Disney’s Animal Kingdom Theme Park, o Disney’s Animal Kingdom Lodge e o The Seas with Nemo & Friends – EPCOT.

No total, são mais de cinco mil animais e mais de 300 espécies, além de centenas de especialistas, entre cuidadores, veterinários e, claro, os Imagineering, responsáveis pelo design dos parques. O veterano Joe Rohde é, aliás, uma das vozes do documentário — e foi um dos envolvidos na conversa onde a Metropolis marcou presença, aqui. A combinação entre a beleza do parque e as necessidades e conforto dos animais é um desafio que tem sido superado com sucesso.

Magic of Disney's Animal Kingdom

Animal Kindgom: o lado dos cuidados médicos

Um dos factores que surpreende em «Magic of Disney’s Animal Kingdom» reside na participação dos animais, sobretudo os de maior porte, no seu tratamento. As equipas chegam a tentar dias a fio até um animal fazer um gesto necessário, por exemplo, para analisar os seus cascos ou a cauda. Isso acontece logo no primeiro episódio, com a girafa Kenya, mas é uma constante ao longo dos oito episódios.

Há a preocupação clara de mostrar todo o trabalho que está por detrás dos parques, muito procurados durante todo o ano, e de uma forma quase “romantizada”. A relação entre os animal managers e os animais, mais ou menos irrequietos, assume um destaque constante e ajuda a perceber até alguns traços de personalidade em cada animal. O tom leve da abordagem faz com que esta seja uma série para toda a família, com os mais velhos a serem igualmente surpreendidos pelo rumo da narrativa.

Magic of Disney's Animal Kingdom

«Magic of Disney’s Animal Kingdom» assume a componente técnica própria das séries do género do National Geographic, mas com uma forte aposta na história, pela voz do ator Josh Gad. O argumento contribui para a construção de um fio condutor, que cria focos de interesse em todos os episódios e que humaniza, de certa forma, todos os acontecimentos que o espectador observa. Os possíveis problemas médicos e a continuação das espécies são duas constantes durante a temporada.

Por seu lado, há ainda um lado de consciencialização para a preservação das espécies e o apoio a habitats um pouco por todo o mundo. Além do lado emocional e “mágico”, há espaço para falar a sério e alertar para animais em risco e cuidados que a sociedade pode melhorar ou começar a ter em atenção. Os oito episódios funcionam como uma aula sem professor, a par de um acesso único ao que acontece quando o parque fecha ou os animais são consultados.

Esta é uma série com uma premissa interessante, cuja linguagem permite um acesso mais abrangente, para miúdos e graúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Arigos recentes