Page 6 - Revista Metropolis 110
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                            AS IMAGENS DE SAUL BASS

















                                                     OPINIÃO
                                                    JOÃO LOPES





                                Não sou militante das         a sua estreia no mercado americano ocorreu a 6
                                efemérides cinematográficas.   de setembro de 1974. O que é um bom pretexto
                                Bombardear o leitor com       para lembrarmos que Saul Bass foi um dos mais
                                evocações de datas mais ou    geniais criadores de imagens em toda a história
                                menos  “redondas”  não me     de Hollywood. Ganhou um Óscar de melhor curta        C
                                parece a via mais interessante   documental com «Why Man Creates» (1968),          M
                                para acedermos aos factos,    uma reflexão ágil e divertida sobre a criatividade
                                contrastes e contradições da(s)   humana, utilizando também desenhos animados.     Y
            história(s) dos filmes. Seja como for, há referências   E foi, muito em particular, responsável por   CM
            que arrastam memórias muito ricas, formas de      alguns espantosos genéricos de filmes que,          MY
            um passado que nos ajudam a perceber que, para    entretanto, adquiriram o estatuto de clássicos.     CY
            lá dos “autores”, o cinema sempre existiu através                                                     CMY
            de personalidades e contributos muito variados.   Por exemplo: as espirais dos títulos de «Vertigo»    K
                                                              (1958), a geometria labiríntica da abertura
            «Phase IV», por exemplo. Será que o leitor conhece   de «Intriga Internacional» (1959), as linhas
            esse insólito título de ficção científica em que   cortantes  que  abrem  «Psico»  (1960)  —  todos
            uma estirpe de formigas do deserto ameaça a       de Alfred Hitchcock, todos com genéricos
            sobrevivência da raça humana? É provável que      concebidos por Saul Bass. Ou «O Homem
            não, e por uma razão muito básica: esta realização   do Braço de Ouro» (1955), uma de várias
            de  Saul  Bass  (1920-1996),  a  sua  única  longa-  colaborações  com  Otto  Preminger.  Ou  ainda
            metragem, embora com chancela de um grande        as letras aceleradas de «Tudo Bons Rapazes»
            estúdio de Hollywood (Paramount), nunca foi       (1990), início do seu trabalho para Martin
            acarinhada pelos agentes do mercado, incluindo    Scorsese, culminando na exuberância de cores                                                         DEPOIS DE ‘O CULPADO’
            as novas plataformas de streaming. É pena, até    e explosões do genérico de «Casino» (1995).
            porque «Phase IV» possui o fascínio artesanal
            de uma tradicional produção de Série B, de fazer   O marketing nunca foi estranho às dinâmicas do
            inveja a muitas aventuras contemporâneas em       cinema, nomeadamente nos EUA. O certo é que
            que a proliferação de efeitos especiais gratuitos   a obra de Saul Bass reflecte um universo em que
            vai a par da ausência de ideias criativas.        a criatividade era a regra de todos os domínios,
                                                              incluindo, justamente, o marketing — hoje é a
            Acontece que «Phase IV» está a fazer 50 anos —    excepção.                                                                                                                                      SONS
                                                                                                                                                                  UM FILME DE GUSTAV MÖLLER
                                                                                                                                                    3 OUTUBRO NO CINEMA



                                                                                                                                                    SEBASTIAN BULL    DAR SALIM    MARINA BOURAS    OLAF JOHANNESSEN
                                                                                                                                                   NORDISK FILM PRODUCTION   APRESENTA UM FILME DE  GUSTAV MÖLLER ‘SONS‘  SIDSE BABETT KNUDSEN  SEBASTIAN BULL  DAR SALIM  MARINA BOURAS  OLAF JOHANNESSEN  JACOB LOHMANN
                                                                                                                                          FOTOGRAFIA  JASPER J. SPANNING, DFF    PRODUÇÃO ARTÍSTICA  KRISTINA KOVACS    GUARDA-ROUPA  VIBE KNOBLAUCH HEDEDAM    MAQUILHAGEM  KAMILLA BJERGLIND    MONTAGEM  RASMUS STENSGAARD MADSEN    SOUND DESIGN  OSKAR SKRIVER E  HANS CHRISTIAN ARNT TORP
                                                                                                                                              COMPOSITOR  JON EKSTRAND    PRODUÇÃO  CAROLINE REICHHARDT    PÓS-PRODUÇÃO  SIGNE BAASCH    CO-PRODUTORA  EVA ÅKERGREN    PRODUTOR ASSOCIADO  THOMAS HEINESEN    PRODUTORES EXECUTIVOS  HENRIK ZEIN, CALLE MARTHIN, KATRINE VOGELSANG
                                                                                                                                           ARGUMENTO DE  GUSTAV MÖLLER   E  EMIL NYGAARD ALBERTSEN    PRODUTORA  LINA FLINT    REALIZADOR  GUSTAV MÖLLER    PRODUZIDO POR   NORDISK FILM PRODUCTION    COM O APOIO DE  DANISH FILM INSTITUTE, SWEDISH FILM INSTITUTE, NORDISK FILM & TV FOND
      6   METROPOLIS MêS 2022                                                                                                                             EM CO-PRODUÇÃO COM NORDISK FILM SVERIGE AB    EM COLABORAÇÃO COM  LES FILMS DU LOSANGE, DR   E  SVT    DISTRIBUIÇÃO & VENDAS INTERNACIONAIS  LES FILMS DU LOSANGE
                                                                                                                                                                              COPYRIGHT © 2024 NORDISK FILM PRODUCTION A/S              M/14
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