LUX – Prémio do Público em votação

LUX – Prémio do Público em votação

Está a decorrer a votação dos cidadãos para o LUX Prémio do Público que, em 2021, conta com três finalistas: «Mais uma Rodada» de Thomas Vinterberg, «Collectiv – Um Caso de Corrupção» de Alexander Nanau e «Corpus Christi – a Redenção» de Jan Komasa.

Os três filmes em competição, com legendas disponíveis nas 24 línguas oficiais da União Europeia, vão ser exibidos em mais de 60 cidades da União Europeia.

O vencedor é escolhido com base nos votos do público europeu e dos membros do Parlamento Europeu (cada um com voto ponderado de 50%), e será anunciado na cerimónia do LUX Prémio do Público, em 9 de junho de 2021, no Parlamento Europeu.

Na Semana do Público LUX, em maio, os filmes são exibidos simultaneamente em várias cidades da União Europeia; essas exibições são seguidas de uma sessão de perguntas e respostas com um ou mais representantes do filme.

Exibições agendadas em Portugal

19 Abril, 20h00 – Antestreia Mais uma Rodada, Cinema Trindade (Porto)

22 Abril, 18h30 – Colectiv – Um Caso de Corrupção exibido no Festival Política no Cinema São Jorge, Lisboa

29 de Abril – Estreia nacional Mais uma Rodada

6 de maio, 18h30 – Colectiv – Um Caso de Corrupção exibido no Festival Política no Auditório do Centro de Juventude de Braga

Corpus Christi – a Redenção, de Jan Komasa, já foi exibido online em ciclos de cinema organizados ou apoiados pelo Parlamento Europeu em Portugal.

Processo de votação

Nesta edição do prémio, o público pode votar nos três filmes nomeados de 13 de dezembro de 2020 a 23 de maio de 2021. Os espetadores poderão classificar cada filme através desta página – sendo apenas necessário avaliar o filme consoante o seu número de estrelas: uma estrela equivale a “mau” e cinco a “excelente”. Os deputados ao Parlamento Europeu também votam, desde meados de fevereiro a 23 de maio de 2021. As avaliações podem ser alteradas um número ilimitado de vezes até ao encerramento da votação. Conta o último voto. A classificação final será determinada combinando o voto do público e o voto dos deputados ao Parlamento Europeu, com cada grupo a ter um peso de 50%.

Fonte: Parlamento Europeu