LUÍS URBANO distinguido nos European Film Awards

LUÍS URBANO distinguido nos European Film Awards

Luís Urbano, produtor da O Som e a Fúria, foi distinguido com o prémio Eurimages Co-Production Award 2020 na 33.ª edição dos European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu), numa cerimónia que, este ano, devido à situação pandémica, decorreu online.

O prémio EURIMAGES – um fundo de apoio à co-produção, distribuição e exibição de filmes criado pelo Conselho da Europa em 1988 – entregue a Luís Urbano por Catherine Trautmann, actual Presidente do Fundo, e Roberto Olla, actual Director Executivo do mesmo, distingue o papel decisivo das co-produções no fomento e promoção da cooperação internacional.

Luís Urbano, depois de fundar, em Vila do Conde, em parceria com amigos, a cooperativa de produção cultural Curtas Metragens, CRL, entidade responsável pela organização Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde e pela Agência da Curta Metragem, torna-se, em 2005, produtor na O Som e a Fúria.

A produtora foi, desde o seu início, capaz de se internacionalizar através dos seus autores, produzindo um número considerável de filmes em co-produção com parceiros Europeus (França, Espanha, Alemanha, Itália e Suíça), Sul-americanos (Brasil, Uruguai e Argentina) e, recentemente com Macau e China.

Em Junho de 2020, o produtor Luís Urbano, foi convidado a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

No discurso de agradecimento, Luís Urbano dedica o prémio à sua equipa, a todos os realizadores e parceiros internacionais com quem tem trabalhado, à sua família e ao Instituto do Cinema e Audiovisual, sem o apoio do qual, diz, teria sido impossível fazer cinema em Portugal.

Fonte: Press release O Som e a Fúria