[texto publicado na revista Metropolis nº 75 Outubro 2020]

Dois prémios na secção paralela Orizzonti: Leão do Futuro para uma melhor primeira obra no valor de 100 mil dólares (84,4 mil euros) e o prémio especial do júri. «Listen» a primeira longa-metragem da atriz e realizadora de Ana Rocha de Sousa tornou-se no caso do festival de Veneza e despertou a atenção para um problema real ao dramatizar factos reais que foram noticiados em Portugal e no Reino Unido. Ana Rocha de Sousa escreveu este argumento em 2016 quando esteve emigrada em Londres imaginando o drama de uma família portuguesa emigrada no Reino Unido que perde a tutela dos três filhos por suspeita de maus tratos.

É um filme sobre o confronto entre uma família e a segurança social, procurando demonstrar as falhas do sistema, questionando como se salvaguarda os direitos dos pais e dos filhos quando há falhas legais ou situações que não são devidamente provadas.

Ana Rocha de Sousa tem 41 anos e é conhecida como atriz em ficção televisiva como «Riscos», «Morangos com açúcar» e «Jura». Antes de «Listen» realizou duas curtas-metragens académicas e prepara uma nova longa-metragem.

«Listen» é uma coprodução luso-britânica, envolvendo a RTP e a Bando à Parte, foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.

Além dos dois prémios do palmarés oficial o filme recebeu ainda 4 distinções paralelas, nomeadamente o Bisato d’Oro de melhor realização, atribuído pela crítica independente, e o Sorriso Diverso Veneza pela abordagem de questões sociais.

ARTIGOS RELACIONADOS
“Percebes” e “Bad For a Moment” no Festival Internacional de Clermont-Ferrand

As curtas-metragens Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, e Bad For a Moment, de Daniel Soares, foram selecionadas para Ler +

Noites Claras – trailer

O filme conta a história de dois irmãos, num momento em que ambos se redescobrem, enfrentam os seus problemas e Ler +

Prémio Bárbara Virgínia 2024 – Monique Rutler

A Academia Portuguesa de Cinema tem o prazer de anunciar que o Prémio Bárbara Virgínia de 2024 será atribuído à Ler +

Vidro Fumê – trailer

Vidro Fumê aborda o delicado tema da violência contra as mulheres a partir da criação de um paralelo entre a Ler +

Vive e Deixa Andar – Eduardo Madeira em entrevista

«Vive e Deixa Viver» é uma comédia de acção com um elenco repleto de estrelas nacionais. O filme está em Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.