O Jogo da Imitação

JOGO DE IMITAÇÃO

JOGO DE IMITAÇÃO

«Jogo de Imitação» foi baseado em factos verídicos, relatados em “Alan Turing: The Enigma”, um livro de Andrew Hodges sobre um feito extraordinário que mudou o rumo da história durante a Segunda Guerra Mundial. E não só, ao revelar a vida e a invenção de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), herói improvável e genial matemático que teve a seu cargo a missão impossível de decifrar as mensagens encriptadas enviadas pela máquina de guerra germânica através de um dispositivo intitulado de “enigma”.

«Jogo de Imitação» torna-se interessante não só na luta para decifrar o indecifrável, mas através da viagem a vários tempos na vida de Alan Turing: a sua adolescência no liceu, o pós-guerra e o ambiente de “guerra” contra-relógio para salvar os inocentes dizimados pelos ataques alemães.

Benedict Cumberbatch é invariavelmente soberbo e tem mais uma interpretação imersiva e cheia de nuances ao ser capaz de revelar o génio frio mas igualmente o carácter humano e frágil de um homem que se apresenta irrascível perante o mundo e de quem ninguém espera nada. Por vezes, à semelhança deste filme, são esses que nos surpreendem…

Título original: The Imitation Game Realização: Morten Tyldum Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Rory Kinnear, Mark Strong Duração: 114 min. Reino Unido/EUA, 2014

[Texto originalmente publicado na revista Metropolis nº30, Agosto 2015]