João Ayres, Pintor Independente

João Ayres, Pintor Independente

João Ayres, Pintor Independente

Esta quinta-feira, 9, estreia nos cinemas «João Ayres, Pintor Independente», realizado por Diogo Varela Silva. Depois do Doclisboa e de uma viagem feliz por festivais um pouco por todo o mundo, é agora a oportunidade de assistir a este documentário no grande ecrã.

João Ayres, Pintor Independente

Sinopse:

“É um filme com várias camadas de histórias. É sobre o pintor João Ayres (1921-2001), figura em trânsito entre Moçambique e Portugal que foi sendo esquecida das cronografias da arte moderna portuguesa, europeia ou africana. É também sobre a sua família – a quem foi deixado um importante acervo da obra – que é aqui representada pela narrativa actual de um dos netos, Diogo Camilo Alves, que tem vindo a pugnar pela conservação e reactivação da arte do avô, no sentido de mais poderem ter acesso a ela. E sobre a casa que construiu e onde viveu, onde permanecem obras suas e a sua memória está viva”.

Com 11 vitórias e 8 nomeações na sua “corrida” a vários festivais, o filme tem agora o encontro prometido com as audiências. Um documentário que procura fazer justiça à memória de um pintor tantas vezes esquecido, «João Ayres, Pintor Independente» pode ser visto nas salas já a partir de quinta-feira.