O mundo começou a reparar nele quando Happy Hour – Hora Feliz (2015) foi premiado no festival de Locarno (foi também o seu primeiro filme a ser exibido em Portugal). A partir daí, Ryusuke Hamaguchi impôs-se como um dos cineastas mais importantes da última década. Não só no Japão, mas internacionalmente. O seu filme seguinte, Asako I & II (2018) esteve em competição em Cannes, em 2021 fomos presenteados com um double Hamaguchi, primeiro Roda da Fortuna e da Fantasia, Urso de Prata em Berlim, e uns meses depois Drive My Car, premiado em Cannes e coroado com o Óscar de Melhor Filme Internacional (seria o segundo para o Japão, depois de Akira Kurosawa). No ano passado, surpreendeu-nos com Evil Does Not Exist – O Mal não Está Aqui, Grande Prémio do Júri em Veneza, entre outros prémios, o que faz dele (outra coisa rara), um dos poucos cineastas premiados em todos os mais importantes festivais do mundo.

Mas qual foi o caminho deste antigo aluno de Shigehiko Hasumi, o mais importante dos críticos japoneses de todos os tempos, e do realizador Kiyoshi Kurosawa, com quem já colaborou, e que, desde a escola de cinema não parou de fazer filmes? É esse percurso, essa obra de um “realismo despojado”, e do “registo do íntimo”, essa roda da fortuna e da fantasia, onde o acaso e as inflexões vêm, de forma subtil, subterraneamente, alterar a ordem das coisas e as interações entre as personagens quando menos esperamos, provocando fissuras, despoletando uma crescente tensão e o tumulto dos sentimentos, uma obra que foi beber aos mestres japoneses Mizoguchi e Ozu, mas também a Cassavetes, Rohmer, Rivette, ou Antonioni, que vamos mostrar de 17 de Maio a 12 de Junho.

Numa primeira fase, a que chamámos “Hamaguchi I”, (re)vemos os filmes que primeiro chegaram ao Ocidente, de Happy Hour a Evil Does not Exist. Numa segunda, “Hamaguchi II”, que arranca a 31 de Maio, descobrimos a sua obra anterior, com a estreia em Portugal de Paixão (2008), o seu extraordinário filme de fim de curso, e um programa de mais 6 filmes, de 2003 a 2013, também inéditos em sala por cá (alguns deles foram projectados no LEFFEST, no tributo que o festival prestou ao realizador em 2021). Referindo-se a estes filmes anteriores, disse Ryusuke: “Os meus filmes mais recentes não são forçosamente melhores que os mais antigos, porque cada um destes filmes tem dentro qualquer coisa que me foi possível filmar unicamente naquele momento preciso. […] Talvez se deva procurar nestas obras dos primeiros tempos não apenas as premissas do que iriam ser Happy Hour ou Asako I & II, mas antes aquelas de que não tenho ainda consciência e que prefiguram as minhas obras futuras.” É agora o tempo certo de estes filmes encontrarem novos espectadores. Que venham muitos!

Hamaguchi I

Asako I & II 2018
17 Mai 17h

Happy Hour – Hora Feliz 2015
Parte 1: 18 Mai 11h
Parte 2: 19 Mai 11h
Parte 3: 21 Mai 14h

Roda da Fortuna e da Fantasia 2021
18 Mai 15h
9 Jun 14h30

Drive My Car 2021
19 Mai 21h
25 Mai 11h
30 Mai 11h

Evil Does Not Exist – O Mal não Está Aqui 2023
22 Mai 21h30
26 Mai 13h

Hamaguchi II

(inéditos em Portugal)

Paixão 2008
31 Mai 22h
6 Jun 12h
11 Jun 17h

Intimidades 2012
Parte 1: 1 Jun 11h
Parte 2: 2 Jun 11h

Como se nada Tivesse Acontecido 2003 + Tocar a Pele da Estranheza 2013
3 Jun 14h

As Profundezas 2010
4 Jun 14h30

Amar-te-ei para Sempre 2009 + O Céu ainda Está longe 2016
5 Jun 13h30

Fonte: Cinema Medeia

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